Procon registra sete denúncias em plantão da Black Friday 2018
Das sete denúncias, seis foram através do número de telefone 151 e, a outra, pelo site www.procon.ap.gov.br; plantão ocorreu no sábado, 24.
Uma das denúncias foi resolvida no próprio local
O Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon/AP) registrou sete denúncias no plantão da Black Friday 2018, que ocorreu no sábado, 24. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira, 28. Das sete denúncias, seis foram através do telefone 151 e, a outra, pelo site www.procon.ap.gov.br.
De acordo com a chefe de fiscalização do Procon/AP, Lana Silva, uma das denúncias seria sobre a troca de um produto. “Quando chegamos ao local, o consumidor queria trocar o produto pois estava arrependido. Neste caso, o consumidor só tem direito de troca por arrependimento quando o produto é comprado pela internet ou catálogo. Mesmo o consumidor não tendo este direito de troca, a loja aceitou e, o assunto foi resolvido no local”, informou Lana.
A chefe de fiscalização ressaltou que a operação foi para atender situações que envolvessem ofertas promocionais. Mesmo assim, o órgão chegou a atender outras denúncias relacionadas a produtos comercializados por estabelecimentos que não aderiram a Black Friday.
Uma das denúncias recebidas no plantão, era sobre preços de cimentos. Diante disso, Lana Silva informou que o Procon/AP já iniciou, nesta semana, uma fiscalização em distribuidoras e revendedoras do produto.
Nos casos mencionados, não houve necessidade de notificar o estabelecimento por alguma infração que pudesse lesar o consumidor. O órgão considerou a operação dentro da normalidade.
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