Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Empreendedores são orientados sobre financiamento e receptivo em Mazagão Velho

Palestras e oficinas são realizadas pelas secretarias do Trabalho e Empreendedorismo, Turismo, Agência de Fomento e prefeitura de Mazagão

Por João Clésio
16/07/2019 15h27

Uma das palestra foi sobre boas práticas no manuseio de alimentos, voltada aos empreendedores popularesUma das palestra foi sobre boas práticas no manuseio de alimentos, voltada aos empreendedores populares

Os empreendedores que vão vender alimentos, bebidas, artesanato e manualidades na 242ª edição da Festa de São Tiago, em Mazagão Velho, estão sendo orientados sobre financiamento, manuseio de alimentos, história da festividade, meio ambiente e atendimento ao público. As palestras e oficinas iniciaram no dia 9 Julho, e encerram nesta quarta-feira, 17.

As secretarias do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), do Turismo (Setur), Agência de Fomento do Amapá (Afap) e a prefeitura de Mazagão são responsáveis pela capacitação. Entre os temas abordados, estão a Identificação Cultural da Festa de São Tiago nas Peças Artesanais; Artesanato como Produto Turístico – Potencialidades da Vila de Mazagão Velho; Investir Sustentabilidade: Como Preservar o Meio Ambiente e Lucrar com Novas Ideias; Orientações sobre Recebimento de Propostas de Financiamentos; Boas Práticas no Manuseio de Alimentos e Turismo Receptivo e Qualidade no Atendimento ao Turista.

As palestras e oficinas ocorrem na Vila de Mazagão Velho e na Escola Estadual Dom Pedro, em Mazagão Novo. Parte da estrutura de barracas para abrigar os empreendedores individuais, autônomos, artesãos e grupos econômicos solidários será cedida pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete). O apoio à Festa de São Tiago será com 40 barracas, medindo 3mx3m.

“O ciclo de oficinas e palestras oferecidas pelo Governo do Amapá, em parceria com a prefeitura de Mazagão, tem a finalidade de permitir que os empreendedores possam ter mais conhecimento sobre a história da festividade e repassar às pessoas que visitam Mazagão Velho, atender de forma diferenciada o público, como acessar o financiamento de recursos, manipular os alimentos de acordo com as normas sanitárias e dar uma destinação adequada ao lixo produzido”, avaliou a secretária da Sete, Marcella Chesca.

A Festa de São Tiago

Tradição trazida da África no século 18, a Festa de São Tiago completa 242 anos em 2019, e acontece de 16 a 28 de julho. É realizada desde o ano de 1777 em Mazagão Velho, no município de Mazagão. Mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto para contar a aparição de Tiago como um soldado anônimo que lutou bravamente ao lado do povo cristão contra os mouros e garantiu sua vitória.

É organizada e realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Amapá e prefeitura local. Este ano, o Estado investiu R$ 692.738,40, repassados através de convênio celebrado entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo de Mazagão (MazagãoCult).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!