Empreendedorismo local movimenta economia na abertura do Réveillon do Amapá: 'celebro a oportunidade de unir lazer e trabalho'
Vendedora Milena da Costa destaca oportunidade de lazer e geração de renda durante a programação festiva de fim de ano no estado.
Alimentação, artesanato e comércio ambulante impulsionam a economia durante a Noite das Aparelhagens, neste sábado, 27, que marca a abertura do Réveillon do Amapá 2026 - O Maior da Amazônia com nove grupos que formam um grande círculo ao redor do anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá.
Enquanto o público dança ao som das aparelhagens, a empreendedora Milena da Costa, de 42 anos, que atua há quatro anos na venda de alimentos, destaca que a programação garante uma renda extra aliada a momentos de descontração.
“Entre uma venda e outra, acompanho as batidas, converso com os clientes e celebro a oportunidade de unir lazer e trabalho nesta noite”, comentou Milena, confiante no aumento das vendas neste ano.
Atuando no comércio de bebidas, Josielton Viana, de 45 anos, também aproveitou o grande fluxo de pessoas para complementar a renda familiar.
“Escolhi participar porque é um evento bem organizado, com público expressivo e segurança. Dá para trabalhar com tranquilidade, ganhar um dinheiro a mais e ainda curtir o show”, afirmou Viana.
Além do setor de alimentação e bebidas, o evento também fortalece o artesanato local. A artesã Maria Elza Soares Gonçalves, de 56 anos, levou ao espaço peças produzidas manualmente e já comemora os resultados positivos.
“É uma excelente oportunidade para divulgar o nosso trabalho. Muitas pessoas se interessam, perguntam, compram e valorizam o que é feito aqui no Amapá”, relatou Maria.
“Viemos prestigiar o evento e gostamos muito do corredor de peças artesanais. É bonito ver tantos trabalhos feitos à mão, com identidade e criatividade”, destacaram os estudantes Eduardo Oliveira e Maria Rita Oliveira, ambos de 17 anos, que estiveram presentes na programação.
Para a ambulante Carla Cristini Bastos, de 22 anos, a programação do Réveillon representa esperança e fortalecimento da economia popular.
“Esses eventos beneficiam quem vive do comércio. Trabalhamos com dignidade e ainda participamos da festa”, disse Carla.
A Noite das Aparelhagens abre oficialmente a programação do Réveillon do Amapá 2026, integrando cultura, lazer e geração de renda. A iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Amapá com a realização de eventos populares que valorizam a identidade cultural, estimulam a economia criativa e promovem entretenimento seguro e saudável para a população.
O Amapá virou. E você faz parte disso
O Réveillon 2026 adota o conceito “O Amapá virou. E você faz parte disso”, que simboliza não apenas a chegada de um novo ano, mas a transformação vivenciada pelo estado, evidenciada pela aprovação de 70% da população, conforme a última pesquisa pós-Expofeira. A celebração é promovida pelo Governo do Estado em parceria com o Instituto Artístico Cultural e Social Cena Livre, com articulação do presidente do Senado Federal e senador pelo Amapá, Davi Alcolumbre.
Mais do que uma festa, o evento consolida-se como um importante motor econômico. Ao longo de cinco noites, de 27 a 31 de dezembro, o Réveillon do Amapá integra turismo, cultura e oportunidades de negócios, reunindo mais de 50 atrações locais na Noite Amapaense. A programação inclui ainda os shows da virada com Nattanzinho Lima, Nattan e a Estação Primeira de Mangueira, além de apresentações do Grupo Revelação, Anitta, Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano, no Encontro dos Amigos, em Macapá. A Noite das Aparelhagens contou com Crocolive, Transamérica, Som Tropical, Mega Gibson, Trepidante, Hippersom, Amazônia Fusion+, Matrix e Mega Pressão 360.
O Réveillon do Amapá 2026 também conta com o patrocínio das empresas 7K, Betano, O Boticário, Cartões Caixa e Elo. A edição deste ano promete repetir o sucesso de 2025. Com visibilidade internacional após a COP30, o estado busca transformar o Réveillon em uma vitrine global, fortalecendo a imagem de um Amapá sustentável, moderno e atrativo para investimentos. No entorno do anfiteatro da Fortaleza de São José, a expectativa é de que mais de 250 empreendedores garantam renda extra por meio dos espaços exclusivos disponibilizados pelo Governo do Estado.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!