Governo do Amapá investe na ascensão funcional de bombeiros militares com cursos de Habilitação de Oficiais e Formação de Sargentos
Capacitações ampliam capacidade técnica e operacional dos agentes, e são pré-requisito para promoção aos postos de 2º Tenente e 3º Sargento.
A rotina de instruções e exercícios operacionais começa cedo para cerca de 170 alunos dos cursos de Habilitação de Oficiais (CHO) e de Formação de Sargentos (CFS) do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP). Realizadas pela Academia Bombeiro Militar (ABM) no Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp), as capacitações incluem desde procedimentos legais e administrativos para o funcionamento eficiente dos quartéis até o gerenciamento de ocorrências e operações de maior complexidade, visando à segurança das pessoas e do patrimônio.
Com uma carreira de 17 anos nas fileiras do CBM/AP, a subtenente Kárita Pasini destaca a importância do CHO não só para o aperfeiçoamento do trabalho como bombeira militar, mas também para a valorização funcional e ascensão na pirâmide hierárquica da corporação. Ao final do curso, ela estará apta à promoção ao posto de 2º Tenente, passando a integrar o grupo de mais de 2,2 mil militares promovidos pelo Governo do Estado entre 2023 e 2025.
“É um momento muito marcante para a carreira, um divisor de águas, quando o militar deixa o quadro de praças e ingressa no oficialato. É ainda mais importante com a expectativa de, ao final da carreira, chegarmos ao posto de Tenente-Coronel a partir da nova Lei de Organização Básica. É um leque muito amplo que se abre do ponto de vista institucional, operacional e também para a nossa vida pessoal”, detalhou a subtenente.
Esse sentimento é compartilhado pela aluna-sargento Cíntia Alencar, bombeira há 11 anos. Ela explica que, após o curso, será promovida de Cabo a 3º Sargento, junto a outros 136 alunos convocados para o CFS pela gestão estadual. Como sargentos, os novos graduados serão comandantes de guarnições, responsáveis por liderar cabos e soldados no atendimento à população.
“É mais que uma conquista profissional, é uma realização pessoal. O sonho de ser sargento inicia junto com cada um de nós, quando ingressamos na Corporação como soldados. Aumentam as responsabilidades, o compromisso com a sociedade, e aumenta igualmente o sentimento de valorização, pois é quando aumentam também as perspectivas de crescimento na carreira militar”, enfatizou a cabo.
Ascensão para o militar, melhoria para a sociedade
O supervisor do Curso de Habilitação de Oficiais, 1º tenente Caio Túlio, explica que os subtenentes da turma atual passam por uma formação diferenciada. Antes, a qualificação era voltada exclusivamente à atuação administrativa; agora, com a nova legislação que reorganiza as carreiras militares, a corporação passou a enfatizar também a técnica operacional para os futuros oficiais.
“Com o formato atual, estamos trabalhando não somente o aspecto administrativo, mas a ponta do serviço, capacitando esses militares para coordenar grandes operações e ocorrências complexas. O ganho é para toda a sociedade”, concluiu o tenente.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!