Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO PARA O FUTURO

Governo do Amapá articula ampliação de vagas na educação profissional para formação em áreas promissoras no estado

Gestores e representantes de instituições educacionais iniciaram discussão sobre parcerias nesta quarta-feira, 11.

Por Joyce Batista
11/02/2026 11h40
Governo do Amapá prevê atuação em conjunto para aumento de ofertas de vagas na educação profissional

O Governo do Amapá iniciou a articulação de parcerias para a ampliação de vagas na educação profissional no estado, visando beneficiar mais jovens e ofertar capacitação em áreas que estão se fortalecendo na região. Nesta quarta-feira, 11, gestores e representantes de instituições se reuniram no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em Macapá, para discutir sobre o tema.

Durante o encontro, foi apresentada a demanda registrada, nos últimos anos, nos nove centros de educação profissional da rede estadual, das escolas de ensino em tempo integral, dos cursos de formação inicial e continuada, e programas federais como Pronatec e Mulheres Mil.

Reunião contou com representantes do Governo do Estado e de instituições educacionais

A reunião foi realizada a pedido do vice-governador do Amapá, Teles Júnior, com o objetivo de integrar o Programa Qualifica Amapá, lançado em 2024, com a educação profissional existente, focado no novo momento econômico da região. A ideia é organizar uma atuação conjunta entre as secretarias do Governo do Estado e parceiros educacionais, como Sistema S, universidades e institutos educacionais, fortalecendo áreas do mercado de trabalho carentes de profissionais capacitados.

“A nossa formação foi muito vinculada aos cursos da área burocrática, porque geralmente quem saía da faculdade se preparava para fazer concursos públicos. Precisamos promover uma migração dessa mão de obra para as áreas tecnológicas, pois estamos em uma etapa de abertura econômica, com o agronegócio, o setor florestal, a bioeconomia e a lógica das startups. Estamos recebendo projetos novos na indústria, então precisamos focar mais nas áreas tecnológicas e de iniciativa privada”, comenta Teles Júnior.

Entre os novos eixos tecnológicos estão: petróleo e gás; turismo, hospitalidade e lazer; produção cultural e design; recursos naturais; infraestrutura; controle e processos industriais; ambiente e saúde; gestão de negócios; e ambiente em saúde.

Durante o encontro, foi apresentada a demanda registrada nos nove centros de educação profissional da rede estadual

Com a atuação em conjunto, a expectativa é alcançar 6.545 novas matrículas em 2026, com crescimento contínuo e gradual até 10,5 mil matrículas em 2030, alcançando a meta estadual alinhada ao Plano Nacional da Educação (PNE). Os cursos serão realizados em três frentes: integrada ao ensino médio; paralela ao ensino médio; e após a conclusão da educação básica.

“Essa discussão articulada é muito importante nas tomadas de decisões. Por isso, estamos aqui prontos para trabalhar juntos, fazer essa parceria e dialogar para avançar naquilo que seja mais eficiente agora. Vamos nos planejar para continuar avançando e fortalecendo essa educação que transforma”, afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Lemos.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação