Em busca de financiamentos para a Amazônia, Waldez reforça relações internacionais
Waldez Góes defendeu a possibilidade de que os estados amazônicos recebam diretamente os recursos do Fundo Amazônia. Objetivo é investir em sustentabilidade.
Waldez conversou com representantes da Noruega, Alemanha, França e dos Estados Unidos
O governador Waldez Góes defende a possibilidade dos estados amazônicos receberem diretamente os recursos da ordem de US$ 500 milhões destinados pela Noruega ao Fundo Amazônia do Brasil para financiamentos em projetos sustentáveis na região, caso não haja acordo entre os países doadores e o governo federal.
Em busca de ampliar o diálogo com os países doadores do fundo, Góes – que também preside o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal – teve um encontro na quarta-feira, 11, com o ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Ola Elvestuen, durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 25), que ocorre em Madri, na Espanha.
O Fundo Amazônia do Brasil foi instituído em 2008 e é voltado para apoiar iniciativas de combate ao desmatamento das florestas através de doações. Contudo, a Noruega não é favorável às mudanças que o governo federal sugeriu recentemente para o fundo, dessa forma, segundo o Ministério do Meio Ambiente da Noruega, os recursos não podem ser utilizados até que seja feito um acordo.
Nesse cenário, pontuou Góes, o bloco amazônico vem expandindo as conversas diretas com os países que colaboram com o Fundo Amazônia do Brasil.
“É preciso pensar em mecanismos como o nosso para encontrar uma alternativa. Por isso, estamos ampliando o diálogo com os países que colaboram com o Fundo Amazônia. Além da Noruega, conversamos com representantes da Alemanha, da França e dos Estados Unidos”, informou Waldez Góes.
Consórcio Interestadual
O Consórcio Interestadual da Amazônia Legal é composto pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins. O bloco une 28 de brasileiros e está cada vez mais consolidado, com corpo técnico funcionando, espaço físico definido, planejamento estratégico concluído e prioridades elencadas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!