Governo encerra primeira etapa de vacinação contra sarampo em jovens
Ação vacinou mais de 1,7 mil pessoas atendidas pelo programa Amapá Jovem.
Equipe de enfermeiros e médicos da SVS que participarão da vacinação
Com a imunização de mais de 1,7 mil pessoas, o Governo do Amapá encerrou nesta sexta-feira, 9, a primeira etapa da campanha de vacinação contra o sarampo voltada para participantes do Programa Amapá Jovem. A ação é coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv).
A estratégia de manter o foco na juventude foi estabelecida devido ao surto de sarampo no estado, onde a maioria dos casos é registrada em jovens na faixa-etária de 20 a 29 anos. Até o final da campanha, o objetivo é atender três mil pessoas.
Durante quatro dias, a ação passou por três pontos da capital: Projeto Minha Gente, na zona norte; Escola Estadual Deuzuíte Cavalcante, no bairro Perpetuo Socorro, e na Praça Veiga Cabral, no Centro. Ao todo, foram vacinados nos quatro dias da campanha 1.714 pessoas, entre jovens e populares.
O superintendente de Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia, detalhou a necessidade de atender o público.
“Essa parceria é de grande importância para que a gente possa vacinar os jovens de nosso estado, uma vez que a maioria dos casos de sarampo tem se concentrado nestas pessoas. Finalizamos essa primeira etapa com um saldo positivo de pessoas imunizadas”, afirma o superintendente.
Segundo o secretário da Sejuv, Pedro Filé, a campanha será expandida para os demais municípios do estado.
“O objetivo é levar essa campanha para os demais municípios do estado, como Santana, Mazagão e Porto Grande”, afirma o secretário.
Sarampo
Já foram confirmados no Amapá 97 casos da doença, sendo 72 no município de Santana, 24 em Macapá, e 1 em Mazagão. Além disso, 213 casos suspeitos estão em análise laboratorial.
O Amapá estava há 20 anos sem registrar nenhum caso da doença sendo, inclusive, considerada erradicada. O sarampo é uma doença infecciosa e pode ser fatal, sua transmissão ocorre por contato com mucosas contaminadas pelo vírus.
A única forma de prevenção da doença é a vacina, que está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o estado.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!