Amapá recebe mais uma remessa de medicamentos do kit intubação
São mais 34,92 mil unidades, que adicionadas à remessa que chegou na semana passada, garantem autonomia para um período de 10 a 15 dias.
Os medicamentos devem durar de 10 a 15 dias, dependendo da demanda
O Governo do Amapá recebeu, no fim de semana, uma remessa de 34,92 mil unidades de medicamentos de Intubação Orotraqueal (IOT), também conhecido como kit intubação, que é composto por sedativos, neurobloqueadores musculares e analgésicos opioides.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 16.920 unidades de midazolam e cetamina, foram enviados pelo Ministério da Saúde, e 18.000 unidades de diazepem e midazolam, foram adquiridas pelo Governo do Estado ainda em 2020.
"A aquisição dos medicamentos foi solicitada em 2020, mas por conta da crise no abastecimento dos medicamentos do Kit Intubação, a liberação ocorreu somente agora", completou o secretário de Saúde, Juan Mendes.
A estimativa, segundo Juan Mendes, é que esse quantitativo que chegou ao Amapá, adicionado à remessa que chegou na semana passada, dure, em média, de 10 a 15 dias.
“Esperamos que o Ministério da Saúde cumpra com o cronograma semanal de envio desses medicamentos”, enfatizou Mendes.
Segundo o secretário, a entrega dos sedativos seria realizada somente no dia 18 de maio, mas foi adiantada após tratativas realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde.
Os Estados vêm enfrentando a escassez desses de medicamentos no mercado porque o Ministério da Saúde fez o procedimento de requisições administrativas de estoques adicionais de empresas com os medicamentos necessários para a intubação.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!