'Dia D’: profissionais da educação relatam os sentimentos ao receberem vacina contra covid-19
Os professores Suelen Félix e Romário Silva sentiram-se aliviados e felizes com a imunização em dose única.
Equipes de vacinadores contratados e capacitados pelo governo atenderam os trabalhadores em 13 pontos de vacinação.
O sábado, 26, foi marcado por sentimentos como felicidade e alívio de trabalhadores da educação que receberam a vacina Janssen, imunizante contra a covid-19 aplicado em dose única. Professores, merendeiras, serventes, pedagogos, entre outros profissionais foram alcançados pelo Dia D da Vacinação, promovido pelo Governo do Amapá para intensificar a imunização deste público.
LEIA MAIS: Covid-19: Governo promove ‘Dia D’ para vacinar profissionais da educação com dose única
Foram 2.700 doses distribuídas, sendo 1.500 para Macapá e 1.200 para Santana. A quantia faz parte da remessa de vacinas Janssen que chegou na sexta-feira, 25, ao estado.
LEIA MAIS: Covid-19: Amapá recebe 25.720 doses de vacinas Janssen, Coronavac e Pfizer
Equipes de vacinadores contratados e capacitados pelo governo atenderam os trabalhadores da educação em 13 pontos de vacinação distribuídos em unidades escolares das duas cidades. A professora da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Suelen Félix Pereira, de 38 anos, relatou a emoção ao ser imunizada.
“Eu estava fora do estado. Meus amigos todos já foram vacinados e eu cheguei na expectativa de também ser. É um misto de sentimentos, estou feliz por mim mas sou uma pessoa que perdi parentes”, declarou a professora Suelen.
O professor Romário Silva, que ensina Filosofia na Central do Enem, foi um dos primeiros a chegar no polo de vacinação da Escola Estadual Maria Neusa Carmo de Sousa, na zona norte de Macapá.
“É um momento marcante e chegou bem antes do esperado. O plano de imunização foi muito bem organizado porque prioriza todos os membros da educação, como merendeiras, porteiros e professores. Estou muito feliz", disse o professor.
Para Dorinaldo Malafaia, gestor da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), que coordena a ação, o dia é um dos mais importantes desde o início do processo de vacinação.
Ele citou que a estratégia busca um retorno seguro das aulas no segundo semestre, ao menos na modalidade híbrida.
“Hoje também distribuímos 34.754 vacinas para os municípios amapaenses, entre Janssen, Astrazeneca, Pfizer e Coronavac, além de câmaras de frios, agulhas, seringas e o apoio concreto para aplicarmos os imunizantes em 13 pontos. Então, são vidas salvas e um dia de muita satisfação”, relatou o gestor.
A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, acompanhou a vacinação nos polos montados em Macapá. Para ela, é emocionante ver os trabalhadores sendo imunizados.
"Hoje é um dia de alegria! A imunização vai atingir todos os atores da escola, como professores, equipes técnicas, merendeiras, porteiros e gestores. Esse é um passo importante para que, em breve, nós possamos retornar as aulas", disse a secretária.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!