Estado orienta sobre cuidados contra a Covid-19 durante celebrações de fim de ano
Devido ao aumento de 83% na média móvel de novos casos, a população deve estar atenta aos cuidados preventivos para inibir a disseminação do vírus
É importante intensificar as medidas básicas de prevenção, como uso de máscara, higienização com álcool em gel e evitar aglomerações.
Com a chegada do fim de ano, período de aumento de confraternizações entre familiares e amigos, é necessário reforçar as medidas de prevenção contra a covid-19. Manter o esquema vacinal em dia é indispensável, principalmente diante do aumento de 83% na média móvel de novos casos de covid-19, em comparação ao início do mês de dezembro.
Além de aderir a vacinação, é importante intensificar as medidas básicas de prevenção, aquelas colocadas em prática desde o início da pandemia, como usar máscara, higienização com álcool em gel e, se possível, evitar aglomerações, principalmente em locais fechados e sem ventilação natural.
“A luta contra a covid-19 deve ser constante. Precisamos manter o rigor nos cuidados com a saúde para que, num futuro próximo, passamos vencer o período pandêmico em que nos encontramos”, declarou a secretária-adjunta de enfrentamento a covid-19, a médica Maracy Andrade.
Outras orientações para aproveitar os festejos com maior segurança:
- Dar preferência a locais com entrada mediante comprovação de vacinação;
- Limitar o número de convidados a 50% da capacidade do local a fim de evitar aglomerações;
- Frequentar espaços que disponibilizam álcool em gel tanto na entrada quanto dentro dos ambientes;
- Manter idosos e pessoas com comorbidades em locais mais arejados e sempre usando máscara;
- Frequentar ambientes abertos e arejados, de preferência com ventilação natural;
- Em confraternizações, evitar a utilizar toalhas de pano e optar por papel para secar as mãos;
- Solicitar que os convidados não compareçam às confraternizações caso apresentem sintomas de Covid-19.
Medidas do Governo do Estado para conter o avanço da pandemia:
A população vacinável do Estado do Amapá é de 569.316 pessoas. Deste total, 89,22% receberam a pelo menos a 1° dose da vacina; e 62,05% foram imunizadas com a 2ª dose, 3ª dose e dose única.
No início de dezembro, o Governo do Amapá e as prefeituras do Estado definiram o cancelamento das festas de Réveillon realizadas pelo Estado e municípios, como medida preventiva.
Também foram definidas campanhas de imunização em áreas de grande circulação, como shoppings; vacinação de casa em casa; vacinação noturna e durante finais de semana; exigência de comprovante de vacinação para grandes eventos e imunização em áreas quilombolas, ribeirinhas e indígenas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!