Logística usada por petrolífera gera expectativas na economia do Amapá
Serão criados 11 postos de trabalho fixos, de mão de obra especializada, para dar suporte à base.
A Agência Amapá de Desenvolvimento Econômico conseguiu trazer, para o Aeroporto Internacional de Macapá Alberto Alcolumbre, a base aérea de uma petrolífera que vai operar cinco blocos marítimos localizados na Bacia de Foz do Amazonas. A inclusão de Macapá na área de influência da empresa gera expectativas no setor de serviços e comércio.
De acordo a petrolífera, a base aérea vai contar com dois helicópteros de grande e médio porte, que farão entre seis e oito voos semanais. Serão criados 11 postos de trabalho fixos, de mão de obra especializada, para dar suporte à base. Segundo os cálculos, a movimentação dessas aeronaves vai consumir cerca de 100 mil litros de combustível por mês e, pelo menos, 60% deverão ser garantidos por Macapá.
Segundo o diretor-presidente da Agência Amapá, Eliezir Viterbino, inicialmente um aeroporto no Pará seria utilizado como a base aérea. Critérios técnicos e a boa relação que o Governo do Estado tem mantido com os empresários garantiram a mudança. “Hoje o Amapá trabalha para manter uma relação próxima com os empresários e gerar segurança neles. Isso tem nos proporcionado gerar bons negócios e no final, nosso povo é quem ganha”, explicou.
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur), já está se movimentando para garantir que o setor seja positivamente afetado com a instalação dessa base aérea. Segundo os cálculos da petrolífera, serão 320 pernoites por mês em Macapá, mas os hotéis precisam atender a alguns critérios estabelecidos pela empresa se quiserem hospedar esses funcionários.
“Já solicitamos da direção da empresa a lista de exigências, para podermos, junto ao setor hoteleiro, nos qualificarmos e atender esse público”, disse Syntia Lamarão, gestora da pasta.
Syntia Lamarão lembra ainda que, além da hospedagem, essas pessoas poderão consumir serviços de outros setores, como o de alimentação e de lazer. A mobilização da empresa deve iniciar no início de 2017.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!