Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Ciclo do Marabaixo 2022: caixas rufam em homenagem ao Dia do Trabalhador

Programação marcou o domingo, 1º de maio, no barracão da Tia Gertrudes.

Por Gabriel Penha
02/05/2022 13h32

Rodas de marabaixo marcaram as homenagens ao Dia do Trabalhador, no barracão Tia Gertrudes, em MacapáRodas de marabaixo marcaram as homenagens ao Dia do Trabalhador, no barracão Tia Gertrudes, em Macapá

O tradicional marabaixo do Trabalhador marcou as homenagens à data, no domingo, 1º de maio, no barracão da Tia Gertrudes (grupo Berço do Marabaixo), no bairro Santa Rita, em Macapá. Antes das caixas rufarem, foi servido um almoço para os colaboradores e convidados.

As rodas de marabaixo iniciaram por volta de 16h. Os toques e os ladrões (versos) só eram interrompidos pelos sorteios de brindes promovidos pela organização.

Valdinete Costa, uma das coordenadoras do evento e do grupo Berço do Marabaixo, se diz satisfeita por mais um ano aliar a tradição do marabaixo com as homenagens ao Dia do Trabalhador.

 “É uma data significativa, importante. Essa programação, que é marca do grupo Berço do Marabaixo, agora faz parte de maneira oficial do Ciclo do Marabaixo. É a nossa forma de homenagear e agradecer aos trabalhadores amapaenses”, diz Valdinete.

A felicidade dela também estava na passagem da tradição do marabaixo de geração em geração. Além da filha, Lorrany Mendes, de 17 anos, que versava ao microfone e também dançava, o neto Davi Luiz Costa, de apenas 6 anos, chamava a atenção tocando caixa na roda, junto com os adultos, sob olhar cuidadoso da mãe, Lorena Costa.

De acordo com o calendário do Ciclo, o próximo evento acontece no domingo, 8 de maio. Será em homenagem ao dia das mães, no barracão do grupo Raízes da Favela (Dica Congó), no centro de Macapá. A programação do Ciclo do Marabaixo 2022 segue até 19 de junho, no chamado “Domingo do Senhor”.

Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2018, recebe apoio do Governo do Estado, com investimento de R$ 110 mil, através da Secretaria de Cultura (Secult), divididos igualmente entre os grupos realizadores. A programação também recebe apoio institucional da Fundação Estadual de Promoção da Igualdade Racial, a Fundação Marabaixo, órgão que substitui a extinta Seafro.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!