Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Aqui temos o direito linguístico respeitado por meio da acessibilidade', celebra pedagogo surdo durante a 52ª Expofeira

Em parceria com o Governo do Estado, a Associação de Surdos do Amapá disponibiliza intérpretes de Libras para visitantes.

Por Fabiana Figueiredo
06/10/2023 23h08

Matheus Fonseca celebra acessibilidade na 52ª Expofeira por meio da disponibilidade de intérpretes de Libras-Português

Demonstrando o quanto a 52ª Expofeira do Amapá é para todos, os visitantes com deficiência auditiva contam com intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras)-Língua Portuguesa. Desta forma, é possível conhecer melhor os serviços e aproveitar ainda mais a programação, que segue até domingo, 8.

Pedagogo e surdo, Matheus Fonseca, de 28 anos, encontrou o governador Clécio Luís durante a programação da Expofeira e aproveitou para agradecer a possibilidade de se divertir e conhecer diversas empresas e o que elas fazem a partir da interpretação para Libras.

"Estamos tendo uma Expofeira acessível para a comunidade surda. Por muitos anos isso foi negligenciado aqui, mas hoje temos essa conquista. Antes, a gente vinha e não entendia o que estava acontecendo. Os surdos querem conhecer os espaços, querem ter as informações, e eles estão vendo esse diferencial aqui. Isso significa visibilidade, é o direito linguístico dos surdos sendo respeitado e eu, como surdo, gostaria de agradecer por esse marco tão importante na história", comentou Fonseca.

As associações de Intérpretes e de Surdos do Amapá promoveram uma parceria com o Governo do Estado, possibilitando a disponibilidade de intérpretes Libras-Português no palco da Arena Rio Amazonas, onde ocorrem os shows nacionais; ao longo da transmissão ao vivo do Governo no Youtube; e também nos locais de visitação.

"Nós estamos aprendendo, com a ajuda de vocês, mas reconhecemos que ainda falhamos muito. A comunidade surda pode contar com o nosso comprometimento, estamos trabalhando bastante para superar isso e tornar os serviços ainda mais acessíveis para todas as pessoas, ouvintes e não ouvintes", ressaltou o governador Clécio Luís.

A 52ª Expofeira do Amapá acontece até domingo, 8, com programação gratuita no Parque de Exposições da Fazendinha. Com destaque para o Setor Primário, o evento busca impulsionar, para além da cultura e da sustentabilidade, o desenvolvimento econômico do Amapá, por meio do estímulo aos negócios.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!