Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'A Expofeira pensou e permitiu que os autistas tivessem acesso à socialização', diz mãe ao ser acolhida na programação do Governo do Amapá

A publicitária Beliza Alfaia levou o filho Théo e ficou surpresa com o atendimento para toda a família no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

Por Cristiane Nascimento
07/10/2023 19h22

Théo aproveitou o parque de diversões da 52ª Expofeira do Amapá

A 52ª Expofeira do Amapá, além de celebrar a cultura, a economia e a diversidade, também garantiu a inclusão de todo tipo de público, entre eles, crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O pequeno Théo Alfaia, de 7 anos, foi pela primeira vez ao Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, e para a surpresa da mãe, a publicitária Beliza Alfaia, o filho não só aproveitou os espaços como teve a família toda acolhida.

"Eu já venho carregada de traumas e fiquei surpresa com o acolhimento na Expofeira. Meu filho teve a prioridade, que é um direito dele, respeitada no parque de diversões, onde não pagou para brincar e nós pais, tivemos prioridade na aquisição dos ingressos, mas em todos os espaços", disse, emocionada.

Beliza conta que descobriu o autismo no filho em 2022. E desde então, sempre se preocupa com os lugares onde Théo vai. Ela disse ainda que estava com receio de ir devido ao som alto, excesso de luz, mas a maior preocupação, que é sempre mais difícil de lidar, é a falta de sensibilidade das pessoas.

"O que mais dói na gente é o desrespeito. Mas a comissão da Expofeira pensou e permitiu que os autistas tivessem acesso à socialização e assim, certamente há uma contribuição muito grande na conscientização da sociedade sobre esse tema. Nós tivemos a oportunidade de criar uma memória afetiva para a nossa família, já que é uma tradição, levar os filhos na Expofeira", contou a mãe do Théo, que o levou devidamente identificado. 

Foi uma experiência que o menino vai levar para o resto da vida. "Nossa, isso aqui é muito legal, é um espaço lindo, estou me sentindo muito bem e especial. Todo mundo deve conhecer", disse Théo, empolgado 

Inclusão e acessibilidade

O Governo do Estado possibilita a inclusão e acessibilidade na 52ª Expofeira do Amapá. No espaço do Super Fácil tem a Sala TEAcolho, para pessoas com o espectro do autismo e doenças ocultas.

Associações de Intérpretes e de Surdos do Amapá também promoveram uma parceria com o Governo do Estado, possibilitando a disponibilidade de intérpretes Libras-Português no palco da Arena Rio Amazonas, onde ocorrem os shows nacionais; ao longo da transmissão ao vivo do Governo no Youtube; e também nos locais de visitação.

A 52ª Expofeira do Amapá acontece até este domingo, 8, com programação gratuita no Parque de Exposições da Fazendinha. Com destaque para o Setor Primário, o evento busca impulsionar, para além da cultura e da sustentabilidade, o desenvolvimento econômico do estado, por meio do estímulo aos negócios.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!