Folia Literária Internacional do Amapá se transforma em aula a céu aberto para mais de 50 estudantes
Neste sábado, 28, alunos da Escola Antônio Castro visitaram o espaço que reforça a diversidade da literatura.
Os estudantes puderam conhecer espaços como o corredor literário e o Cantinho da Leitura
A 1ª Folia Literária Internacional do Amapá virou uma verdadeira sala de aula a céu aberto neste sábado, 28, para mais de 50 estudantes da Escola Estadual Antônio Castro Monteiro. O grupo participou de uma excursão no Parque do Forte, em Macapá, e pode conhecer a programação de valorização e divulgação da literatura amapaense.
Para a professora Mikaela Moreno, de 36 anos, a iniciativa foi um sucesso. Trabalhar a educação fora dos muros da escola valoriza a história e cultura amapaense, além de envolver os alunos em práticas que aliam a diversão ao conhecimento.
"O Rio Amazonas é uma escola, o Parque do Forte é uma escola, e a Folia Literária também. Estar participando desse evento é incrível. A literatura nos coloca em mundos imaginários e é uma ferramenta educacional muito poderosa. Trabalhamos autores como Esmeraldina dos Santos em sala de aula, então trazer os estudantes pra conhecer a pessoa de perto é um sonho", conta a professora.
Durante a excursão, os estudantes prestigiaram espaços como o Corredor Literário, com estantes voltados para a exposição de obras de todos os gêneros e para todas as faixas etárias.
Os estudantes também conheceram o "Cantinho da Leitura", um espaço aconchegante com mais de 100 livros à disposição dos visitantes.
A estudante Evelyn Cristine, de 14 anos, fez questão de conhecer as obras disponíveis e conta que escreveu um poema inspirado pela história que leu.
"Eu estava lendo um livro que conta a história de uma menina que tem problemas com o corpo e achou alguém que aceitasse ela. Com esse texto, eu me vi e criei uma poesia. Estávamos precisando de um evento como esse. Acho muito bom sair da escola e aprender em outros ambientes, podemos absorver muito mais na prática", relata a adolescente.
Além da Escola Estadual Antônio Castro, diversas unidades promovem excursões à Folia Literária ao longo dos três dias de evento, como a Escola Tiradentes, que participou da feira na sexta-feira, 27, primeiro dia de evento.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA 1ª FOLIA LITERÁRIA DO AMAPÁ
1ª Folia Literária Internacional do Amapá
A Folia acontece no Parque do Forte, às margens do Rio Amazonas, até este domingo, 29. Esta é a primeira programação voltada para a valorização da literatura no Amapá em 10 anos.
A feira integra o plano de gestão do Governo do Amapá e é realizada em parceria com as Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), com o apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!