Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá realiza levantamento de famílias atingidas pelas chuvas na Baixada Pará, em Macapá

O objetivo é acolher as pessoas, identificando as necessidades de cada uma das cerca de 500 famílias que moram na região.

Por Cristiane Nascimento
14/02/2024 16h51

A partir da avaliação, o poder público vai direcionar as medidas necessárias à região

Equipes do Governo do Amapá estiveram nesta quarta-feira, 14, na região conhecida como Baixada Pará, na Zona Norte de Macapá, para iniciar o levantamento das casas que tiveram danos estruturais devido às fortes chuvas de terça-feira, 13. O objetivo é acolher as pessoas, identificando as necessidades de cada uma das cerca de 500 famílias que moram na região. 

Desde sábado, 10, o Governo do Amapá trabalha no auxílio às famílias atingidas por consequências de fenômenos naturais em Macapá, em uma força-tarefa coordenada pela Secretaria de Estado de Assistência Social. 

Na Baixada Pará, as equipes conversaram com as famílias para entender as necessidades da comunidade. O morador Robson Lobato, de 38 anos, reforça que a ação é uma forma de conhecer mais sobre o dia a dia das pessoas que vivem no local. 

"A nossa dificuldade aqui é que os esgotos estão todos entupidos, tanto é que a ponte ainda está no fundo. Se houvesse uma limpeza imediata, essa água baixava rapidinho. Que bom que estamos recebendo esse olhar, com a assistência social verificando a realidade de perto, porque é só assim que se tem noção do problema", enfatizou Lobato. 

A dona de casa Keila Bacelar, de 37 anos, reconhece o amparo recebido pelas famílias da região. 

"O acolhimento de toda essa equipe é muito valioso para nós. Somos muito gratos", comentou a moradora.

A coordenadora de Proteção Social do Estado, Margleide Alfaia, reforça que a força-tarefa é conjunta para auxiliar a população. 

"Nós estamos trabalhando de forma integrada para assistir e levar direitos e garantias a essas pessoas", pontuou Margleide.

O acolhimento faz parte das ações do Governo do Amapá em auxílio à Prefeitura de Macapá para atender os moradores afetados pelas fortes chuvas e realizar a limpeza da cidade. O Estado também auxilia o Município na elaboração do relatório que será encaminhado ao Governo Federal para reconhecimento da situação de emergência na capital. 

Zona Sul de Macapá

Mais de 90 famílias afetadas pelas fortes chuvas recebem suporte no Centro de Acolhimento montado pelo Governo do Amapá na Escola Reinaldo Damasceno, na Zona Sul da capital, desde terça-feira, 13. São cerca de 300 pessoas atendidas. 

O espaço oferece consultas médicas, vacinação contra gripe e Covid-19 e atividades recreativas para as crianças. As famílias também recebem alimentação, kits dormitório com rede, mosquiteiro, cobertores, kits de higiene; colchões; e fraldas descartáveis para bebês. Além disso, também podem fazer cadastro nos programas sociais do Estado. 

 Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!