Governo do Amapá conta com apoio da Defensoria Pública do Estado para garantir cidadania às famílias afetadas pelas chuvas
Ação integrada permite que as pessoas tenham acesso à segunda via de documentos, como a certidão de nascimento..
Moradores atingidos têm acesso a documentos como a certidão de nascimento
O Governo do Amapá conta com o apoio da Defensoria Pública do Estado (DPE) para a emissão da segunda via de documentos das famílias recebidas pelo Centro de Acolhimento da Escola Estadual Reinaldo Damasceno, após as fortes chuvas em Macapá. O trabalho de cidadania também é realizado pelo Super Fácil e pela Polícia Científica.
A Carreta da DPE, que garante os serviços itinerantes da instituição, foi instalada em frente à instituição de ensino. A subdefensora pública-geral do Estado, Elena Rocha, detalha que trata-se de uma ação integrada com o Governo do Amapá.
“É uma forma de diminuir os danos causados a essas famílias. Faremos um acompanhamento a longo prazo, desburocratizando o acesso a programas sociais, juntamente com outras secretarias de Estado, assegurando assistência social para essas pessoas que se encontram em vulnerabilidade”, pontuou Elena.
Uma das pessoas atendidas é a autônoma Bianca Barros, de 18 anos, que perdeu todos os documentos pessoais, móveis e eletrodomésticos da casa onde vivia com o marido e o filho de apenas um mês de vida.“Minha casa inundou totalmente, chegando perto do joelho. Passei a noite procurando meus documentos e, quando achei, já era tarde demais. Perdemos muitas coisas, como eletrodomésticos e móveis. Quando chegamos na escola, encontrei suporte para recuperar meus dados pessoais e ,assim, recomeçar”, conta Bianca.
No Centro de Acolhimento, a autônoma recebe atendimentos sociais, alimentação, kits dormitório com rede, mosquiteiro e cobertores, e itens de higiene pessoal, além de colchões e fraldas descartáveis. Todo o suporte é oferecido pelo Governo do Amapá.
“Depois de um momento traumático que foi a enchente, o suporte do Governo do Estado nos mantém fortes e prontos para reconstruir tudo o que perdemos”, conclui Bianca.
Acolhimento às famíliasDesde sábado, 10, o Governo do Amapá trabalha no auxílio às famílias macapaenses atingidas por fenômenos naturais. Em um primeiro momento, o suporte foi garantido aos moradores da orla do Aturiá, que tiveram casas danificadas pela força do Rio Amazonas. Na terça-feira, 13, a força-tarefa foi intensificada diante das fortes chuvas que afetaram diversos pontos da cidade.
Diversos órgãos estaduais atuam para dar suporte às pessoas afetadas pelos alagamentos. Atualmente, a Escola Estadual Reinaldo Damasceno, na Zona Sul de Macapá, acolhe cerca de 100 famílias, que recebem suporte com colchões, alimentos e cuidados de saúde.
Em outra frente, o Governo do Estado presta apoio à Prefeitura de Macapá nas ações de limpeza e desobstrução de canais.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp