Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'O carinho e acolhida que recebemos nos dá forças para recomeçar', conta moradora atendida pelo Governo do Estado ao voltar para casa, em Macapá

Eliana Rodrigues faz parte das 28 famílias que optaram por retornar ao lar, após as fortes chuvas que atingiram a capital.

Por Alexandra Flexa
16/02/2024 11h05

Eliana celebra o retorno para casa, no bairro Buritizal, em Macapá

A dona de casa Eliana Rodrigues faz parte de uma das 28 famílias que deixaram o Centro de Acolhimento, montado pelo Governo do Amapá na Escola Estadual Reinaldo Damasceno, e decidiram, voluntariamente, voltar para os lares, após o alagamento provocado por fortes chuvas em Macapá. 

Para garantir um retorno seguro, a Defesa Civil do Estado avalia as condições das residências antes da volta, além disso, o Governo do Amapá oferece apoio logístico e entrega de materiais de limpeza aos moradores, um cuidado necessário para evitar a transmissão de doenças causadas por água contaminada. 

Ao lembrar do drama que viveu, Eliana se emociona e, ao mesmo tempo, reconhece o suporte que recebeu no Centro de Acolhimento.

"Foi um desespero quando, de repente, a água subiu e já estava acima do joelho. Hoje, graças a Deus e toda ajuda recebida pude voltar para casa. Só tenho a agradecer. Todo o carinho e acolhida recebida no Centro nos deu forças para recomeçar", conta Eliana. 

Ao voltar para casa, as famílias também recebem kit dormitório e kit higiene, com itens como colchão, lençol, sabonete, creme dental, escova de dentes, shampoo, condicionador e absorvente. O Governo do Amapá também entrega kit alimentação, com produtos como arroz, feijão, leite, farinha e bolacha.

Mais dignidade

A família da dona de casa Maria Pinto também resolveu voltar para a residência assim que o volume de água reduziu. Ela conta que será um recomeço, depois dos momentos difíceis. 

"É uma alegria grande voltar para casa. Agradeço o ótimo tratamento que tivemos e o sentimento verdadeiro de ajudar. Recebi roupas, calçados, lençol, colchão, alimentos, atenção e dignidade. Isso não tem preço. Muito obrigada!", agradeceu Maria.

O retorno das famílias para suas casas continua nesta sexta-feira, 16, e envolve diversos órgãos em uma verdadeira força-tarefa. A secretária de Transposição, Ane Marques, detalha como está acontecendo a ação. 

"Ocorre de forma gradativa: primeiro a Defesa Civil verifica a segurança estrutural da casa e, só após um laudo, as pessoas retornam para os seus lares, com o acompanhamento das equipes e entrega dos kits de alimentação, dormitório, higiene e limpeza", explica Ane.

As famílias também voltam para casa com itens doados pela população, entre roupas, sapatos, brinquedos e material escolar. É possível entregar as doações na Secretaria de Estado de Política para Mulheres na Rua São José, nº 1570, no Centro, ou no Ginásio Avertino Ramos, na Rua Cândido Mendes, no bairro Perpétuo Socorro. Também é possível solicitar a coleta dos itens pelo número (96) 98403-0711. 

Acolhimento às famílias

Desde sábado, 10, o Governo do Amapá trabalha no auxílio das famílias atingidas por fenômenos naturais. Em um primeiro momento, o suporte foi garantido aos moradores da orla do Aturiá, que tiveram casas danificadas pela força do Rio Amazonas. 

Na terça-feira, 13, a força-tarefa foi intensificada diante das fortes chuvas que afetaram diversos pontos da cidade. São várias frentes de trabalho, incluindo serviços de saúde, de assistência social, limpeza de ruas e canais, ações de cidadania, ações educativas para as crianças e cuidados com animais. 

Diversos órgãos estaduais atuam para dar suporte às pessoas afetadas pelos alagamentos. Atualmente, a Escola Estadual Reinaldo Damasceno, na Zona Sul de Macapá, acolhe cerca de 100 famílias, que recebem suporte com colchões, alimentos e cuidados de saúde. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!