Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá distribui hipoclorito de sódio para famílias afetadas pelas chuvas em Macapá

Produto começou a ser distribuído pelo Centro de Acolhimento montado na Escola Estadual Reinaldo Damasceno.

Por Mônica Silva
16/02/2024 12h04

O trabalho é coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde

Para manter a água potável e evitar doenças, o Governo do Amapá, desde quinta-feira, 15, distribui hipoclorito de sódio para as famílias que tiveram as residências afetadas pelas águas das fortes chuvas em Macapá. A distribuição iniciou pelo Centro de Acolhimento montado na Escola Estadual Reinaldo Damasceno, na Zona Sul da capital. 

O trabalho é coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), que atua com várias frentes de prevenção no local, incluindo imunização dos abrigados e vacinação antirrábica dos pets das famílias.

“Com esse trabalho o governo quer diminuir o risco de doenças causadas por vírus, parasitas e bactérias, além de prevenir diarreia, hepatite A, rotavírus, dentre outras doenças parasitárias”, informou o superintendente da SVS, Cássio Peterka.

Além da distribuição, as equipes orientam as famílias sobre a quantidade do produto a ser diluído por litro de água. A utilização do volume certo garante a eficácia do item.

“São duas gotas de hipoclorito para cada um litro de água, após 30 minutos, está pronta para consumo”, explicou  o biomédico e chefe da Unidade de Controle de Risco Ambiental da SVS, Jester Costa.

Abrigada no Centro de Acolhimento desde o início da semana, Maria Romina Brito Sousa, de 57 anos, foi uma das pessoas atendidas pela ação da SVS.

“Recebi três frascos de hipoclorito, aprendi a usar o produto e, a partir de agora, só vou consumir água tratada em casa”, conta Maria. 

O estudante Jhon Kanagusko, de 18 anos, também recebeu hipoclorito e conta que o item vai ajudar a proteger a família. 

“Vou voltar pra casa com cinco vidros do produto, vou dar dois para minha mãe e ensinar como se usa, que bom que de uma forma tão simples e gratuita proporcionada pelo governo posso ter água limpa”, comentou Kanagusta. 

A jovem Alana Souza dos Reis, de 18 anos, também garantiu água limpa em casa.

“Tenho uma filha pequena, de três anos, ter água tratada em casa vai evitar que ela adoeça, principalmente neste período de chuvas”, comentou Alana.

Todas as famílias atingidas pelas chuvas e que estão sendo acolhidas pelo Governo do Amapá vão receber o hipoclorito de sódio. O produto também está sendo distribuído no prédio da Superintendência de Vigilância em Saúde, localizado na Avenida 13 de Setembro, nº 1889, bairro Buritizal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Acolhimento às famílias

Desde sábado, 10, o Governo do Amapá trabalha no auxílio das famílias atingidas por fenômenos naturais. Em um primeiro momento, o suporte foi garantido aos moradores da orla do Aturiá, que tiveram casas danificadas pela força do Rio Amazonas. 

Na terça-feira, 13, a força-tarefa foi intensificada diante das fortes chuvas que afetaram diversos pontos da cidade. São várias frentes de trabalho, incluindo serviços de saúde, de assistência social, limpeza de ruas e canais, ações de cidadania, ações educativas para as crianças e cuidados com animais. 

Diversos órgãos estaduais atuam para dar suporte às pessoas afetadas pelos alagamentos. Atualmente, a Escola Estadual Reinaldo Damasceno, na Zona Sul de Macapá, acolhe cerca de 100 famílias, que recebem suporte com colchões, alimentos e cuidados de saúde. 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!