Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Em corrente solidária grupos se unem à campanha de doação do Governo do Amapá para família atingidas pelas chuvas, em Macapá

Os donativos estão sendo recebidas no Ginásio Avertino Ramos, onde são separadas em kits por idade e tamanho.

Por Alexandra Flexa
18/02/2024 09h00

Itens diversos são recebidos em doações como roupas, lençóis, calçados, entre outros

Com o sentimento de solidariedade, as pessoas vêm se mobilizando para participar da campanha de arrecadação lançada pelo Governo do Amapá para ajudar as famílias atingidas pelos alagamentos, em Macapá. Neste sábado, 17, o centro de doações instalado no Ginásio Avertino Ramos recebeu roupas, lençóis, calçados, entre outros itens.

Desde o dia 10 de fevereiro, o Governo do Estado montou uma força tarefa em várias frentes de trabalho para prestar o auxílio necessário às vítimas das fortes chuvas na capital. A iniciativa, para amenizar os danos causados, é coordenada pela Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (Sepm).

Um dos grupos que se uniram para ajudar foi da Comissão de Aprovados da Polícia Militar do Amapá. O representante da comissão, Alex Pantoja, informou que, juntamente com os colegas, realizaram uma campanha de arrecadação de diversos itens e alimentos para serem doados às vítimas da enchente após as fortes chuvas em Macapá.

"Imbuídos pelo sentimento de solidariedade, nos organizamos e fizemos uma campanha de arrecadação e, em cinco dias, conseguimos arrecadar vários itens como material de higiene, roupas, lençóis, toalhas de banho e brinquedos. Nos sentimos muito gratos em poder ajudar essas famílias que tanto necessitam neste momento", pontuou Pantoja.

Em comum ao sentimento dos moradores que sentem a necessidade de recomeçar e recuperar o que os alagamentos levaram, as doações voluntárias de pessoas anônimas, grupos, organizações, instituições públicas e privadas não param de chegar no novo ponto de arrecadação.

De acordo com a gerente de Articulação Institucional da Sepm, Larissa Rocha, as doações são constantes no espaço desde que ele foi ativado, na última sexta-feira, 16.

De acordo com a gerente de Articulação Institucional da Sepm, Larissa Rocha, as doações são constantes no espaço desde que ele foi ativado, na última sexta-feira, 16. 

"As doações não param de chegar aqui no ponto de coleta e isso é muito bom, porque são muitas as pessoas que necessitam, tudo que chega é bem-vindo. Nossas equipes estão separando todos os itens em kits conforme idade, tamanhos, roupas e calçados masculinos e femininos", explicou Larissa.

Além de itens comuns, também foram doados eletrodomésticos como ventiladores, geladeiras, camas usadas, mesas e cadeiras. Após a separação do material os kits e eletrodomésticos serão entregues para as famílias conforme relatório do estudo social.

Pontos de doação  

Além do Ginásio Avertino Ramos, outros locais também recebem doações. Para os interessados em ajudar, a Secretaria de Política para Mulheres também é um dos pontos de coleta. O prédio do órgão fica na Rua São José, nº 1570, no Centro. Além disso, é possível solicitar a coleta dos itens pelo número (96) 98403-0711.

Acolhimento às famílias

O Governo do Amapá já atendeu mais de 1,1 mil famílias nos programas sociais “Acolher Amapá” e “Amapá Sem Fome” durante uma semana de ação, após as fortes chuvas que causaram alagamentos em Macapá. Neste sábado, 17, mais 10 famílias voltaram para casa. Devido a diminuição do nível das águas nas áreas afetadas, as famílias têm retornado voluntariamente com acompanhamento do Estado.

Dados da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) mostram que, durante a semana, foram 218 famílias atendidas em suas próprias residências, enquanto outras 73 buscaram ajuda no Centro de Acolhimento do Estado, montado na Escola Reinaldo Damasceno, na Zona Sul da capital, mas não ficaram no local.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) montou dois pontos fixos de atendimento para operar em dois turnos e uma equipe formada por enfermeiro e técnico para atuar em regime de plantão, em caso de intercorrência. Até o momento foram realizados 2.183 atendimentos entre consultas médicas, exames laboratoriais e de imagem, dispensação de medicamentos, atendimentos psicológicos, serviço social e consultas especializadas.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!