Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Me sinto abraçada', diz acolhida pelo Governo do Estado no Ginásio Avertino Ramos, vítima dos alagamentos em Macapá

Andreza Maia, de 30 anos, moradora do bairro Novo Buritizal, recebeu atendimento depois das fortes chuvas na capital.

Por Cristiane Nascimento
20/02/2024 15h35

A dona de casa relata que tem recebido um atendimento completo, com alimentação de qualidade e um espaço adequado para dormir

Famílias atingidas pelas fortes chuvas e alagamentos em Macapá, continuam sendo assistidas pelo Governo do Amapá. Entre essas pessoas, a dona de casa, Andreza Maia, de 30 anos, acompanhda do filho de 2 anos, segue no novo ponto de acolhimento do Estado, no Ginásio Avertino Ramos.

Mãe de dois filhos, ela conta que morava de favor na casa de uma amiga, no bairro Novo Buritizal, e que o local ficou sem condições de moradia, após o temporal que caiu na capital, no dia 13 de fevereiro. Sem ter para onde ir, ela foi acolhida inicialmente no abrigo provisório montado na Escola Estadual Reinaldo Damasceno.

"A residência onde eu morava estava com o telhado comprometido e acabou arreando. Fui para a casa de uma colega e depois descobri que o Governo estava dando suporte para as famílias. Procurei ajuda e me abriguei na escola com meu filho e minha filha de 13 anos, que agora está com o pai”, comentou Andreza.

Remanejada para o novo ponto de abrigo, a dona de casa relata que tem recebido um atendimento completo, com alimentação de qualidade, com um espaço adequado para dormir.

“Essa foi a rede que eu não tenho. Aqui está até melhor. Foi um acolhimento de fato. É um tratamento humano. Eu estou me sentindo abraçada, eu e meu filho, por pessoas que nem são da família, que estou vendo pela primeira vez, isso é muito bom", agradece.

Atendimentos

A população atingida pelos alagamentos recebem todo apoio e acolhimento do Governo do Estado. Para quem está retornando ou não saiu de casa para os abrigos, kits de alimentos, limpeza, dormitório e dignidade menstrual, além de colchões e doações de roupas, sapatos, brinquedos e materiais escolares, arrcadados na campanha solidária estão sendo entregues.

Na saúde, a Secretaria de Estado, realizou mais de 2.183 atendimentos médicos, laboratoriais e psicológicos, com serviço social e consultas especializadas. Também foram entregues 300 kits de higiene bucal para as crianças que passam pelo acolhimento.

Acolhimento às famílias

Desde o dia 10 de fevereiro, o Governo do Amapá trabalha no auxílio às famílias macapaenses atingidas por fenômenos naturais. Em um primeiro momento, o suporte foi garantido aos moradores da orla do Aturiá, que tiveram casas danificadas pela força do Rio Amazonas. No dia 13, a força-tarefa foi intensificada diante das fortes chuvas e alagamentos que afetaram diversos pontos da cidade, causando transtornos para centenas de famílias.

Diversos órgãos estaduais seguem atuando no suporte às pessoas afetadas pelos alagamentos. O Governo do Estado também presta apoio à Prefeitura de Macapá nas ações de limpeza e desobstrução de canais.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!