Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Já importamos muito, agora chegou a nossa vez de exportar', diz empreendedora durante o Startup20 no Amapá

Maior evento de inovação e tecnologia reúne delegações de vários países e acontece no Amapá até o dia 26

Por André Silva
25/02/2024 08h10

Nelielma Miranda é presidente de uma cooperativa que beneficia o cacau de Pedra Branca do Amapari

O cenário empreendedor e a gastronomia do Amapá são destaques no Startup20, evento mundial de inovação e tecnologia que segue até segunda-feira, 26, em Macapá. O encontro, que reúne 19 delegações das maiores potências econômicas do mundo, é uma vitrine de produtos e serviços do estado.

A Cooperativa dos Produtores de Cacau do Amapá (Coopcap) é uma das expositoras no Pavilhão da Bioeconomia, montado no Sebrae, onde ocorre a programação, para mostrar aos investidores, o valor dos produtos de origem, com sustentabilidade ambiental.

Localizada em Pedra Branca do Amapari, a cooperativa conta com 178 associados. A presidente da entidade, Nelielma Sousa Miranda, explica que além da extração do cacau, eles produzem ainda uma linha de geleia, óleo de coco, óleo de piquiá, manteiga de cupuaçu e temperos com forte potencial de exportação.

"Já importamos muito, então agora chegou a nossa vez de exportar os nossos produtos que são de ótima qualidade. Nosso Amapá é rico em matéria-prima, e temos que ter a oportunidade de chegar com nosso produto final nas prateleiras do mercado de outros países", frisou Nelielma.

Antonia Bezerra, de 76 anos, é fundadora da startup Amazon Bio Protein. A matéria-prima usada em seus produtos é o carirú, uma planta comestível muito comum em pastos da região Norte do Brasil. O alimento é rico em proteínas, potássio, magnésio, zinco, ferro, vitamina C e complexo B. 

A iniciativa da criação do empreendimento veio da neta que, segundo ela, identificou uma certa carência no mercado por produtos proteicos naturais. A empresa já passou por duas acelerações e está saindo da etapa de idealização e acomodação da ideia, para a operação, onde o alimento será comercializado, primeiramente em forma de comprimido e pó. 

"Quando eu escolhi o carirú como matéria-prima para produzir o suplemento, eu comecei a estudar e descobrir o potencial que ele tem. Eu cheguei aos 76 anos sem ter nenhuma taxa alterada, sem nenhum problema de saúde. Eu comia sem saber o que estava comendo e como fazia bem pra saúde", disse a empreendedora. 

Outro destaque do evento é o vinho feito de açaí, chamado de "açaí tinto". O expositor Antonio Brasileiro explica que a ideia de produzir o suco fermentado da fruta veio do avô, que é aposentado e um grande amante do vinho de uva. O avô dedica-se à pesquisa e produção do produto, que já é comercializado no Amapá e em outros estados do Brasil.   

"Muita gente está interessada. Os visitantes ficam impressionados com o conceito de vinho de açaí. Eles até perguntam se tem uva, mas a gente responde que não tem nada além de açaí. Tem cara de vinho, gosto de vinho, e eles gostaram muito", relatou o empreendedor. 

Startup20

O Startup20 é um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do mundo e é realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae-AP. E é uma pré-COP30 para o estado, candidato a receber eventos da Conferência do Clima, da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), que será no Pará em 2025.

A iniciativa global, que teve sua primeira edição na Índia, faz parte das ações do Grupo de Engajamento Startup 20, criado pelo G20, organização das maiores economias do mundo, que conta também com outras nações da União Europeia e Africana.

O encontro reúne delegações da Índia, Alemanha, Arábia Saudita, Bangladesh, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Indonésia, Portugal, Suíça, Rússia, Turquia, União Africana, Austrália, Itália, Japão e África do Sul.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!