Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Startup20: ‘Açaí é algo mágico!’, diz sul-africano sobre gastronomia amapaense

Bioquímico Kruger Gooser se encantou com os sabores amapaenses expostos no Pavilhão da Bioeconomia.

Por Redação
25/02/2024 07h30

Kruger Gooser aprovou os doces amapaenses, mas se apaixonou pelo açaí

Quem visita o Pavilhão da Bioeconomia do Startup20 tem a oportunidade de degustar variados sabores da culinária do Amapá, estado sede do maior encontro internacional de inovação e tecnologia. Para o bioquímico sul-africano Kruger Gooser, as sobremesas em exposição lembram as comidas típicas de seu país natal.

Entre as iguarias disponíveis no Pavilhão da Bioeconomia, estão biscoitos de castanha, chocolates variados, chips de macaxeira e sorvete de frutas regionais. O fruto mais querido pelos amapaenses também está em exposição e chamou a atenção do turista.

"O açaí é algo mágico. Tem sido uma bênção absoluta estar aqui e conhecer essa exposição. É um evento maravilhoso e bem organizado", conta Gooser.

O encontro, que mostra os potenciais do Amapá para o mundo, é realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartup), em parceria com o Governo do Amapá e o Sebrae. Mais 600 pessoas de 19 delegações internacionais participam dos quatro dias de evento.

São 93 estandes para startups; empresas certificadas pelo Selo Amapá, que identifica e fortalece a produção do estado; empreendedores do ramo de artesanatos; empresas de manejo florestal; e batedeiras de açaí.

Entre eles estão ainda 30 negócios inovadores, que poderão expor no evento, sendo 10 startups do setor de bioeconomia, 10 da área de tecnologia e inovação e outras 10 que participam de programas de fomento, como Centelha e Inova Amazônia. Esta seleção foi realizada pelo Sebrae.

Destaque em inovação

O Amapá foi escolhido para sediar o evento pelo destaque na expansão das startups. Até 2022, o estado registrou 41 empreendimentos deste tipo em atividade, com geração de 500 empregos diretos e indiretos, de acordo com a pesquisa ‘Cenários das Startups no Amapá’, realizada pelo Sebrae.

O estudo mostra, ainda, que 54% das startups em atividade no estado foram iniciadas em 2022. Isso aponta para um cenário com empreendimentos novos, iniciando o processo de consolidação no mercado. De acordo com a Abstartups, Macapá é a segunda cidade com mais negócios inovadores no Norte do Brasil, atrás apenas de Manaus.

O Startup20 segue até segunda-feira, 26, com debates sobre temas como transformação digital, relação entre startups e governo e desafios para investimentos em negócios inovadores. Haverá, ainda, visita técnica em centros de inovação do Amapá.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!