Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá distribui ração para animais de famílias atingidas pelas chuvas em Macapá

A ação é uma continuidade das medidas assistenciais iniciadas após os alagamentos na capital.

Por Cristiane Nascimento
27/02/2024 14h30

A estudante Tatiane Costa foi buscar o alimento para os seis bichos que possui

O Governo do Amapá distribuiu nesta terça-feira, 27, mais de 60 quilos de ração para cachorros e gatos de famílias atingidas pelas fortes chuvas em Macapá, durante este mês de fevereiro. A entrega ocorreu na Escola Estadual Reinaldo Damasceno, no bairro Novo Buritizal, que funcionou como centro de acolhimento para os desalojados e desabrigados.

A estudante Tatiane Costa que mora na passarela da Rua 13 de Setembro, na Zona Sul, foi buscar alimento para os seis bichos de estimação que possui, três gatos e três cachorros. Ela comentou que a iniciativa atende a demanda de quem como ela, ficou sem ter como adquirir a alimentação dos animais.

"Essa foi uma ótima ideia porque como a maioria das pessoas ficou prejudicada, é uma forma muito boa para alimentar os nossos animais, nós ficamos sem condições de comprar e essa ração está ajudando muito", pontuou a estudante.

Foram assistidas 44 famílias, com um total de 84 animais, sendo 64 cachorros e 20 gatos. Os alimentos foram doados pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP) e são resultado das multas normalmente aplicadas por violações ambientais, que foram convertidas nas doações de ração para os animais. 

A ação é uma continuidade das medidas assistenciais iniciadas pela gestão estadual em 13 de fevereiro para apoiar a população prejudicada pelos alagamentos. O Governo do Estado atendeu cerca de 4 mil famílias com os programas sociais "Acolher Amapá" e "Amapá Sem Fome".

A secretária de Estado do Bem-Estar Animal, Laudenice Monteiro, explica que a doação possibilita que os animais recebam os cuidados que precisam, destacando que os pets também devem receber toda a atenção já que estão inseridos no contexto familiar.

"A nossa secretaria foi criada justamente para darmos suporte a quem realmente precisa, que são os animais que estão na rua e que são das pessoas em vulnerabilidade. O bicho faz parte da família e quando o Governo do Estado dá suporte para as famílias, automaticamente nós vamos estender esse amparo aos animais também", frisou a gestora.

Durante a passagem dos moradores pelo centro de acolhimento provisório, foi realizado um cadastro prévio da população animal. Cada família foi informada de que poderia retornar à escola para fazer a retirada da ração.

A dona de casa Adriele Ferreira, e o filho Murilo, de 2 anos de idade, moram no bairro Buritizal, eles tiveram a casa atingida pelas chuvas e perderam vários objetos. Nesta manhã, mãe e filho foram até à escola fazer a retirada da ração para os seus pets.

“Achei muito bom que eles pensaram nos animais também, porque isso foi fundamental para manter os cuidados com os bichinhos que sofrem as consequências desses alagamentos que ocorreram na nossa cidade, deixando tanta gente em situação difícil”, finalizou Adriele.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!