Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMPREENDEDORISMO

‘Alegria de gerar futuro para a nossa juventude’, destaca governador Clécio Luís na formatura do Jovem Descolado em Macapá

Programa voltado à inserção de estudantes no empreendedorismo contou com 250 macapaenses de 17 a 29 anos, que se formaram nesta segunda-feira, 16.

Por Fabiana Figueiredo
17/09/2024 11h49

Em Macapá foram 250 jovens descolados formados pelo Governo e SebraeEm Macapá foram 250 jovens descolados formados pelo Governo e SebraeO governador Clécio Luís celebrou a formatura de 250 estudantes de Macapá que participaram da edição deste ano do Jovem Descolado, um programa do Governo do Amapá e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP) que promove o empreendedorismo entre pessoas de 17 a 29 anos.

“Alegria de gerar futuro para a nossa juventude. São 250 jovens preparados para conseguir um bom emprego ou também preparado para empreender. Esse programa foi criado pelo Sebrae Amapá e foi exportado para o resto do Brasil. Esse curso é revolucionário, porque cada um sai de um jeito diferente de como entrou. É um conjunto de competências e gera perspectiva de um futuro melhor para eles e para o nosso Amapá. Eles são importantes para essa virada de chave que o Amapá vive na economia”, destacou o governador.

Formatura marcou conclusão de formação em empreendedorismoFormatura marcou conclusão de formação em empreendedorismo

A edição 2024 ocorreu entre julho e setembro, com carga horária de 120h. Os jovens trabalharam trilha profissional com foco em novos modelos de negócios, características socioemocionais e comportamentos empreendedores, além de liderança e comunicação. Foram conceitos que inspiraram novos rumos para a vida profissional de jovens como a Ana Beatriz Corrêa, de 17 anos.

“Fomos constantemente desafiados a aprimorar e crescer pessoal e profissionalmente. Com persistência e comprometimento superamos obstáculos e aproveitamos cada etapa dessa jornada transformadora. Agora somos jovens descolados prontos para encarar tudo o que nos aguarda”, celebrou a estudante, que cursa o 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Tiradentes e que deseja atuar com psicologia.

Ana Beatriz Corrêa, de 17 anos, é jovem descoladaAna Beatriz Corrêa, de 17 anos, é jovem descolada

Como incentivo à atividade empreendedora entre os jovens, o Governo do Estado prepara uma linha de crédito na Agência de Fomento do Amapá (Afap) para impulsionar novos negócios criados por quem participou do programa.

O Jovem Descolado acontece em parceria com o Sebrae, coordenada em conjunto com a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv). Este ano, 450 jovens em situação de vulnerabilidade foram qualificados pelo programa nos municípios de Macapá, Santana e Pedra Branca do Amapari.

“O governo acreditou no projeto, fez a parceria e nos ajudou a alcançar esses 450 jovens, numa faixa etária muito delicada, porque é onde tem a maior taxa do IBGE de pessoas que não estudam e nem trabalham. Não dá pro Amapá abrir mão dessa potencialidade de capacitar essa juventude. O índice de abandono foi muito baixo, demonstrando que temos interesse dos jovens em serem capacitados, que é um programa vitorioso e que interessa para a economia do estado. Estamos em festa”, ressaltou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae em exercício, Jurandil Juarez.

Juventude cresceu pessoal e profissionalmente com a formaçãoJuventude cresceu pessoal e profissionalmente com a formaçãoJovem Descolado

Desenvolvido desde 2017, o programa já ofereceu capacitação empreendedora para mais de 1,5 mil jovens de 5 municípios. No projeto, os inscritos têm acompanhamento psicossocial, é trabalhada a visão empreendedora, as emoções e comportamento, buscando mudar as vidas dos jovens.

No Amapá, cerca de 40% dos participantes encerram a formação com empregos garantidos e os demais têm a oportunidade de abrir o próprio negócio. O sucesso do projeto gerou a nacionalização da iniciativa, a partir da inclusão do Jovem Descolado em outras unidades do Sebrae pelo Brasil.

A formatura oficializou a entrega de certificados e, na quarta-feira, 18, haverá um balcão de oportunidades para apresentar os jovens descolados para 30 empresas parceiras.

Formandos celebraram capacitação em jovem empreendedorismoFormandos celebraram capacitação em jovem empreendedorismo

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!