'Quanto mais rápido o diagnóstico, mais eficaz é o tratamento', afirma vigilante ao fazer exames gratuitos de mamografia e PCCU
Simone Viana, de 48 anos, foi uma das beneficiadas com a parceria do Governo do Amapá com o Hospital de Amor, em Macapá. Atendimentos funcionam até esta quarta-feira, 2.
Vigilante Simone Viana, de 48 anos, sendo atendida gratuitamente na Carreta do Amor
O Governo do Amapá e o Hospital de Amor seguem com exames gratuitos de mamografia e PCCU na carreta localizada na Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres, na Rua São José, nº 1570, bairro Central. Os atendimentos funcionam até esta quarta-feira, 2, das 8h às 12h e de 13h às 17h.
Entre as beneficiadas pela iniciativa que busca promover a detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero, está a vigilante de Simone Viana, de 48 anos. Ela comentou a importância dos cuidados pessoais, além da autoavaliação necessária para o bem-estar.
“Todo ano eu faço esse exame, porque quanto mais rápido o diagnóstico, mais eficaz é o tratamento. Tempos atrás, cheguei a receber a notícia de um nódulo no meu seio, mas não era nada grave, porém, sempre fico atenta, e essa é uma oportunidade maravilhosa para gente. Temos que aproveitar porque é um serviço que não precisamos pagar, e esses exames costumam ser caros”, afirmou Simone.
Momento é importante para o bem-estar feminino
São disponibilizadas 60 vagas diárias em ambos os exames, podendo ser contempladas na mamografia mulheres de 40 a 69 anos, e no PCCU inscritas entre 25 e 64 anos. As doenças afetam milhares de mulheres no Brasil, especialmente nas regiões com menor acesso a serviços de saúde.
A professora Sandra Oliveira, de 48 anos, relatou que faz acompanhamento desde os 15 anos em unidades particulares, pois teve muito cedo o diagnóstico de nódulos nos seios. Este ano, ela aproveitou a ação gratuita do Governo do Estado com o Hospital de Amor, e veio realizar os exames de mamografia e PCCU.
“Fiz uma biópsia há 5 anos e recebi um laudo de nódulos benignos na mama. Meus médicos sempre me orientam a fazer os exames para identificar esses sinais quanto antes, por isso, minha preocupação é sempre fazer o acompanhamento, e neste dia, com essa oportunidade livre para todas as mulheres, aproveitei”, frisou Sandra.
Professora Sandra Oliveira, de 48 anos, realizou de modo gratuito o primeiro exame do ano de mamografia e PCCU
Os exames de mamografia saem em até 30 dias, os de PCCU em até 70. Os resultados sem nenhuma alteração serão entregues na Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres, já os pacientes que apresentarem respostas variantes nos exames, serão convocados ao Hospital de Amor, localizado no bairro Infraero II, para realizar acompanhamentos com mastologistas, ginecologistas, ultrassom e biópsia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da entrada pela ação gratuita.
Confira a documentação para realizar os exames:
- Documento original e cópia do Sistema Único de Saúde;
- RG e CPF;
- Comprovante de residência atualizado.
Iniciativa busca promover a detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!