Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Show nacional de Lenine marca abertura da Folia Literária Internacional do Amapá, promovida pelo Governo do Estado

Às margens do Rio Amazonas, artista recifense cantou sucessos como ‘Simples assim’, ‘Paciência’ e ‘Hoje não quero sair só’. Evento segue até este domingo, 10, em Macapá.

Por Bianck Bastos
08/11/2024 11h31

Lenine subiu ao palco e abriu o show com o sucesso ’Simples assim’Às margens do Rio Amazonas, nostalgia e emoção marcaram o show nacional do cantor Lenine na abertura da Folia Literária Internacional do Amapá, no Parque do Forte, em Macapá. O evento, promovido pelo Governo do Estado, reuniu amantes da Música Popular Brasileira (MPB) em um cenário poético diverso. A programação segue até este domingo, 10.

FOTOS: confira como foi a abertura da Folia Literária Internacional do Amapá, promovida pelo Governo do Estado

O artista recifense cantou as músicas mais marcantes da carreira, como os sucessos ‘Simples assim’, ‘Paciência’ e ‘Hoje não quero sair só’. Durante a apresentação, o cantor também mencionou vozes importantes da região norte, como Nilson Chaves, e demonstrou carinho ao público amapaense, além de elogiar as belezas da região Amazônica. 

“Vim a Macapá há muitos anos, então, voltar de novo a essas terras e cantar é sempre uma emoção muito grande. Sentir esse vento maravilhoso, com esse cenário histórico lindo, é uma honra. Então, a gente vai cantar para vocês um pouco de tudo”, declarou Lenine.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA FOLIA LITERÁRIA

Artista cantou diversos sucessos da MPB

O artista, admirado por muitos, é sinônimo de inspiração, superação e persistência. A professora Fátima Almeida, de 55 anos, foi uma das primeiras a marcar lugar bem à frente do palco com as duas irmãs, e relatou sobre como as canções a ajudaram a superar momentos difíceis.

“Eu adoro o Lenine há décadas, é a primeira vez que o vejo. Ele foi uma pessoa que eu escutava muito quando tinha os meus 18 anos, nessa época saí de casa e fui morar longe, então passei por muitas fases difíceis na minha vida, e escutá-lo me ajudou a superar barreiras e conseguir alcançar meus objetivos”, relembrou a fã.

Professora Fátima Almeida (à esquerda), de 55 anos, chamou as duas irmãs para acompanharem o show

Folia Literária

O Governo do Estado promove até o domingo, 10, a edição 2024 da Folia Literária Internacional do Amapá. O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, visa fortalecer o mercado editorial, apresentar escritores, músicos e formar novos leitores.

Durante a programação, artistas, livrarias e editoras estão expondo obras literárias, participando de rodas de conversa, mesas temáticas, sessões de autógrafos, lançamento de livros, ministrando oficinas e realizando shows musicais. Há ainda, espaços infanto-juvenil, além de lugares para vendas de livros e de artesanato, praça de alimentação, sala de leitura e apresentações culturais.

O evento conta com a presença de grandes nomes da literatura brasileira, como a amapaense radicada no Rio de Janeiro, Lúcia Tucuju; Juraci Siqueira e Violeta Refskalefsky, do Pará; Rita de Podestá, de Minas Gerais; Itamar Vieira Júnior, da Bahia; José Inácio Vieira de Melo, de Alagoas; e Eliakin Rufino, de Roraima. A Folia também tem a participação internacional de Rosa Acevedo Marín, da Venezuela, e Dominique Martin, da Guiana Francesa.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!