Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

‘Sonho com isso desde os nove anos’, conta aprovada na 3ª turma do concurso da educação do Governo do Amapá

Patrícia Vales, de 29 anos, é uma das 541 pessoas convocadas na terceira chamada do certame.

Por Léo Nilo
10/12/2024 12h30

Patrícia Vales é professora de educação física de SantanaO sonho de se tornar um servidor público efetivo está se tornando realidade para mais de 540 profissionais da educação convocados pelo Governo do Amapá. Com a data da nomeação chegando perto, os educadores comemoram o final da espera que, para muitos, começou ainda na infância, como é o caso da professora Patrícia Vales, de 29 anos.

Patrícia é uma das aprovadas no cargo de professora de educação física para o município de Santana, a partir do concurso público realizado em 2022. A profissional conta que estudou para a prova sozinha.

Profissional veio de Breves e busca melhores condições de ensino“O concurso da educação é um sonho de infância para mim. Minha mãe conta pra todo mundo essa história: quando eu tinha nove anos, cheguei em casa e anunciei que ia virar professora de educação física, por causa de uma inspiração na escola. Quando meus pais descobriram que eu passei, foi muita emoção”, lembra.

A profissional é de família ribeirinha, do município de Breves (PA), e veio para o Amapá em busca de melhores condições de estudo. Por isso, Patrícia dedica todo o sucesso profissional aos pais, que a acompanham em Santana, e agora também à filha.

Na 3ª chamada, foram convocados mais de 540 profissionais da educação“Meus pais não completaram o ensino fundamental, mas sempre tiveram a consciência de que a gente conseguiria alcançar as nossas coisas através do estudo. Agora, eu sou a primeira concursada da família, e espero servir de inspiração para outras meninas, principalmente a minha filha”, explica Patrícia.

Esta é a terceira turma de profissionais da educação nomeados em 2024, zerando o cadastro reserva do certame. Com isso, sobe para 1,7 mil o número de novos servidores, marcando a maior injeção de educadores no serviço público em mais de 10 anos.

Governador Clécio Luís nomeou os novos servidores da educação

A contratação dos concursados segue o compromisso de investir e valorizar os servidores públicos, na gestão que, em menos de dois anos, já convocou 4,5 mil profissionais, em instituições como a Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e a Polícia Militar.

“As pessoas que escolhem ser servidoras públicas tem um diferencial, que é atender a população. Enquanto professora, eu espero passar tudo o que eu sei e servir de inspiração para outras crianças, assim como eu fui inspirada lá atrás”, finaliza Patrícia.

Patrícia foi aprovada como professora de educação física para o município de Santana

Histórico do concurso

O concurso da educação aconteceu em 2022, e contou com vagas para professores da educação básica e profissional, pedagogos, cuidadores e intérpretes de Libras. A primeira turma de servidores foi nomeada em janeiro de 2024, com 545 profissionais, com a segunda chamada acontecendo em abril do mesmo ano, para outros 523 servidores.

A terceira e última chamada aconteceu em maio, com mais 541 educadores. Juntando as três turmas, já foram convocados mais de 1,7 mil profissionais. A última vez que mil profissionais da educação foram nomeados pelo Governo do Amapá foi em 2012, há mais de 10 anos.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!