Governo do Estado divulga balanço do esquema especial de segurança pública do Réveillon do Amapá
Foram 124 ocorrências registradas em toda a orla de Macapá nos quatro dias de evento; estratégia utilizou tecnologia e reforço no policiamento.
Governador Clécio Luís apresentou balanço do Réveillon do Amapá, com os resultados da segurança publicaO sucesso do Réveillon do Amapá, o maior Ano Novo da Amazônia, se refletiu em números, que foram apresentados nesta terça-feira, 7, pelo governador Clécio Luís, no auditório da Fecomércio-AP. Além do aquecimento da economia, com a circulação de R$ 211 milhões, a programação atraiu 775 mil pessoas nos quatro dias de festa. A estratégia de segurança pública envolveu 1,8 mil agentes e registrou 124 ocorrências.
Imprensa, empreendedores, empresários do setor hoteleiro participaram da apresentação"Nestes quatro dias tivemos um retorno de R$ 211 milhões. Então são informações importantes que nos animam muito e nos sentimos na obrigação e na satisfação de prestar contas de tudo o que foi feito. Colocamos o Amapá no circuito nacional de eventos turísticos e esse é um trabalho que vem sendo construído desde o ano passado, com a retomada do carnaval, da Expofeira e de vários congressos e eventos nacionais e internacionais que trouxeram pessoas para nosso estado", destacou Clécio Luís.
Os shows nacionais e locais totalmente gratuitos foram organizados pelo Governo do Estado, iniciativa privada, Ministério do Turismo e senador Davi Alcolumbre. O esquema montado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) manteve a tranquilidade do público no anfiteatro da Fortaleza de São José e na programação da Prefeitura de Macapá, além garantir a cobertura policial em todos os 16 municípios.
Planejamento integrado incluiu profissionais das polícias Militar, Civil, Científica, Bombeiros, GTA e IapenForam 124 ocorrências entre os dias 28 e 31 de dezembro referentes a todo o complexo de praças da orla da cidade. Em média, foram 250 mil pessoas por noite. No dia 30, que teve shows do DJ Alok e Ávine Vinny, foi registrado o maior público, cerca de 300 mil pessoas.
As atuações das forças de segurança aconteceram em diversas áreas, incluindo policiamento de trânsito, patrulhamento a pé e motorizado, monitoramento por drones, serviço de inteligência com agentes infiltrados na multidão, além de equipes especializadas do Corpo de Bombeiros, como observadores de risco e serviços de combate a incêndios.
Central de videomonitoramento montada em ponto estratégico do evento O esquema contou também com uma central de videomonitoramento montada em um ponto estratégico para vigilância contínua, além de câmeras com reconhecimento facial. Em outra frente de trabalho, uma delegacia móvel esteve funcionando durante todo o período do evento para atender crimes de menor potencial ofensivo.
Secretário de Segurança Pública, José Neto "Elaboramos um plano de segurança para que pudéssemos garantir a segurança das pessoas ao longo dos quatro dias de eventos, que foi algo gigantesco, histórico aqui para o nosso estado, com um público recorde, entre os eventos do Governo do Amapá e do município de Macapá, foram quase 800 mil pessoas que circularam naquele ambiente. Foi um desafio muito grande, e apesar de um registro de ocorrência grave, que está sendo investigado e apurado, já com o autor identificado, diríamos que foi um planejamento que funcionou", frisou José Neto, secretário de Segurança Pública.
Segurança especializada
Foram mais de 1,8 mil agentes empenhados nos serviços de proteção e ordem dos eventos do Réveillon do Amapá. O planejamento integrado incluiu profissionais das Polícias Militar, Civil, Científica, Corpo de Bombeiros, Grupo Tático Aéreo (GTA) e Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).
Equipes especializadas do Corpo de Bombeiros, como observadores de risco e serviços de combate a incêndios
Maior Ano Novo da Amazônia
Com entrada franca, a programação celebrou a chegada de 2025 com quatro dias de festa, de 28 a 31 de dezembro, no anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá. O evento foi promovido pela iniciativa privada em união com o Governo do Amapá, Ministério do Turismo e senador Davi Alcolumbre.
Com grandes nomes nacionais contratados por empresas do setor privado, como Roberto Carlos, Alok, Ávine Vinny, Alceu Valença, João Gomes e Pablo do Arrocha, o evento contou com transporte metropolitano gratuito e a presença de mais de 1,8 mil agentes de segurança pública.
O Governo do Amapá promoveu ainda, a participação de mais de 50 artistas locais que enalteceram as vozes e ritmos amazônicos como Tatty Taylor, Letícia Auolly, Amazônia Fusion, Rogério e Cia e Os Moreiras. O tradicional show pirotécnico teve duração de aproximadamente 15 minutos, realizado com baixo volume sonoro para conciliar alegria e inclusão.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!