Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DOAÇÃO

Entenda por que é importante doar sangue antes da programação do Carnaval 2025 no Amapá

O hemocentro abastece 14 unidades de saúde no estado; maior necessidade é para os serviços de urgência da capital.

Por Karla Marques
10/02/2025 17h50
Cada bolsa, com aproximadamente 450 ml de sangue, pode salvar até quatro vidas
Cada bolsa, com aproximadamente 450 ml de sangue, pode salvar até quatro vidas
Foto: Paolla Gualberto/Arquivo Sesa

A chegada do Carnaval 2025 é também um dos períodos mais críticos do ano para o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), devido o aumento da demanda de bolsas de sangue nos hospitais e da queda de doadores voluntários.

O hemocentro, que abastece 14 unidades de saúde no estado, sendo 10 de atendimento SUS e 4 em convênio com hospitais particulares, já está se preparando para manter o fornecimento de hemocomponentes para os dias de folia, que já começou no último domingo, com o Carnaval do Povo, e segue com os desfiles das escolas de samba, desfile de blocos, carnaval nos residenciais e bloco A Banda.

Os hospitais em Macapá, Santana, Oiapoque e Laranjal do Jari dependem desse suprimento, mas a maior necessidade é para os serviços de urgência da capital, como os hospitais de Emergência (HE) e de Clínicas Alberto Lima (Hcal), seguido da unidade de Santana. O concentrado de hemácias de tipagem O+, que tem maior incidência no estado, é o mais solicitado. 

Sangue é fracionado em hemocomponentes como concentrado de hemácias e plaquetas, plasma e crioprecipitado 
Sangue é fracionado em hemocomponentes como concentrado de hemácias e plaquetas, plasma e crioprecipitado 
Foto: Paolla Gualberto/Arquivo Sesa

Cada bolsa, com aproximadamente 450 ml de sangue, pode salvar até quatro vidas, pois é fracionada em hemocomponentes como concentrado de hemácias e plaquetas, plasma e crioprecipitado. 

A captação de plaquetas também preocupa. Com vida útil bem menor do que os demais componentes e com alta demanda para um único receptor, pois são fundamentais para coagulação do sangue, utilizadas em casos de dengue, acidentes, quimioterapia e intervenções cirúrgicas. Enquanto o concentrado de hemácias tem validade de 35 a 42 dias, nas plaquetas o prazo cai para cinco dias.

Em janeiro de 2024, o Hemoap coletou 1.217 bolsas de sangue, número que foi superado neste início de ano para 1.325 unidades. Apesar do aumento nas doações, a demanda por transfusões também cresceu devido às cirurgias eletivas, especialmente do programa Zera Fila, do Governo do Amapá.

Dariane Monica da Silva doou pela segunda vez
Dariane Monica da Silva doou pela segunda vez
Foto: Divulgação

A doadora Dariane Mônica da Silva, de 37 anos, entende bem a importância de doar e incentivar outros voluntários seja da família, do grupo de amigos ou do trabalho. Essa é a segunda vez que ela doa sangue.

“A gente sabe que se destinar a fazer esse ato de esperança, mesmo não sendo para alguém próximo, é muito especial. Hoje tenho uma pessoa próxima que está precisando e, mesmo sabendo que não sou compatível, vim doar. Espero que outras pessoas façam o mesmo, porque, por mais que eu não possa ajudar diretamente essa pessoa, sei que poderei ajudar outras", reforçou Dariane. 

Sara Araújo foi pela primeira vez doar sangue no Hemoap
Sara Araújo foi pela primeira vez doar sangue no Hemoap
Foto: Divulgação

A primeira experiência com a doação também pode ser transformadora, como relata Sara Araújo, que decidiu doar ao ver uma campanha do Hemoap.

“Essa é a primeira vez que venho doar e pretendo continuar. Sei o quanto é importante. Às vezes um familiar, um amigo ou até mesmo uma pessoa desconhecida precisa, e a gente sabe que nem sempre é fácil encontrar um doador”, afirmou Sara.

Como doar?

Para fazer a doação é preciso ir ao Hemoap e apresentar um documento de identificação oficial com foto, passar por uma triagem, garantindo a segurança de doadores e receptores e realizar a coleta de aproximadamente 450 ml de sangue. Ao final da doação, o Hemoap oferece um lanche ao voluntário.

Além de salvar vidas, ser doador traz benefícios garantidos por lei, como: passe livre intermunicipal, isenção na inscrição de concursos públicos e direito a folga no trabalho no dia da doação.

Serviço

As doações de sangue podem ser realizadas no Hemoap, que fica na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá, no Centro de Macapá. O funcionamento é de 7h30 às 12h. Em caso de dúvidas é possível entrar em contato pelo número (96) 98414 - 1779.

Além de salvar vidas, ser doador traz benefícios garantidos por lei como passe livre no transporte público
Além de salvar vidas, ser doador traz benefícios garantidos por lei como passe livre no transporte público
Foto: Paolla Gualberto/Arquivo Sesa

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde