'O serviço está chegando realmente para quem precisa', diz tia de paciente atendido no Centro de Especialidades Odontológicas do Governo do Amapá
CEO oferta gratuitamente consultas com dentistas em mais de 10 especialidades; só em 2024, a unidade realizou 81 mil procedimentos.

Em muitos casos a saúde bucal ainda é deixada de lado, e os pacientes só buscam atendimentos em casos de dor. Mas, o que antes era difícil e limitado, agora está mais próximo da população. É o exemplo do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), do Governo do Amapá, que disponibiliza 12 especialidades. Só em 2024, foram realizados 81 mil procedimentos.
As áreas de maior demanda incluem endodontia (tratamento de canal), cirurgia bucomaxilofacial, prótese dentária e atendimento a pacientes com necessidades especiais (PNE). O jovem Lucas Vinícius, de 12 anos, foi com a tia, a pastora Sandrelene da Rocha, fazer um procedimento de canal.
"Lucas já chegou a ficar 8 dias internado no hospital, até ser encaminhado por um bucomaxilofacial para o CEO. O atendimento foi muito bom, bem rápido, e a experiência está sendo ótima. O serviço está chegando realmente para quem precisa e não tem condições de pagar, porque tratamento de canal é caro, fica inviável para muitas pessoas", reforçou Sandrelene.

O pedreiro Lima Bezerra, de 67 anos, faz acompanhamento da prótese dentária há um ano, e desde então é encaminhado para outros tratamentos odontológicos no CEO. Ele relata que gosta muito de toda assistência e cuidado que recebe dos dentistas.
“O acompanhamento é bom demais, gosto muito daqui, dos profissionais e do atendimento. É rápido, encaminhando um para o outro. Estou melhorando aos poucos, na alimentação e no dia a dia. Quem puder que venha procurar atendimento com o dentista, que não tenha medo", aconselhou Bezerra.

Quem também teve suporte no Centro de Especialidades Odontológicas foi a autônoma Melissa Carvalho, que levou seu filho Ásafe para realizar a cirurgia de frenectomia, que é o procedimento de corte do freio da língua. Em 2024, o serviço atendeu 170 crianças com anquiloglossia, doença conhecida como língua presa.
Melissa conta que a maior preocupação era com a dificuldade de amamentação dele. Apesar dela produzir muito leite materno, o bebê estava com dificuldade em mamar, problema provocado pelo freio lingual. A mãe conta que foi muito bem acolhida pelos profissionais ao buscar suporte.
“Foi um atendimento de qualidade, tudo o que a dentista fazia durante a cirurgia ela explicava, cada processo, isso foi me deixando mais aliviada. Meu filho estava com muita dificuldade para amamentar. Eu fui ao Banco de Leite e elas verificaram que meu peito estava muito ferido. Lá elas fizeram uma avaliação e viram que meu filho tinha o freio da língua bem grande, e indicaram o CEO. No mesmo dia que vim, já marcaram a consulta para fazer a cirurgia", relatou Melissa.

Outra mãe feliz por ver a melhoraria na alimentação do seu bebê foi a corretora de imóveis, Luiza Gonçalves. Ela conta que o pequeno Vicente, de quase três meses de vida, estava com dificuldade de amamentar e foi indicado para cirurgia do freio lingual, que ela não sabia que era oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Eu fui cortar o freio lingual do meu filho na maternidade, aí me falaram que era um caso mais sério, então a odontopediatra encaminhou para o Centro, eu não sabia que existia esse local. Para marcar a consulta foi muito rápido, foram muito solícitos. A doutora também foi muito cuidadosa e atenciosa, ocorreu tudo bem", conta Luiza, aliviada.
O diretor do Centro de Especialidades Odontológicas, George Araújo, celebra a equipe multiprofissional que compõe a unidade, que conta com especialistas preparados e capacitados para lidar com diversos problemas relacionados à saúde bucal.
“Temos o privilégio de contar com alguns dos maiores especialistas da odontologia no estado, que integram a equipe de servidores públicos. Em 2024, realizamos 81 mil procedimentos odontológicos. Para ter acesso ao atendimento, é necessário que o paciente seja encaminhado por um dentista da Unidade Básica de Saúde. Caso encontre alguma dificuldade, nossa equipe administrativa está sempre à disposição para oferecer o suporte necessário", explicou o diretor do CEO.
Confira as especialidades atendidas no CEO:
- Clínica geral;
- Endodontia;
- Periodontia;
- Odontopediatria;
- Radiologia;
- Ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares;
- Prótese dentária;
- Estomatologia;
- Bucomaxilofacial;
- Odontologia para pacientes com necessidades especiais (OPNE);
- Disfunção temporomandibular (DTM).
Serviço
O Centro de Especialidades Odontológicas fica localizado na Avenida Duque de Caxias, entre as ruas Jovino Dinoá e Odilardo Silva, atrás do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal) em Macapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!