Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PEÇAS NATURAIS

Mês do Artesão: Governo do Amapá promove cursos de técnicas básicas para montagem de arranjos florais

O processo de 'esqueletização' de folhas foi repassado ao público presente para o preparo das peças artesanais, durante a capacitação.

Por João Clésio
29/03/2025 09h00
O ouriço da sapucaia reaproveitado como vaso para ornamentar o arranjo floral

Na natureza, a mestra artesã Maria Servita Fôro de Almeida, recolhe folhas das mais variadas espécies de plantas e transforma em arte utilizando a técnica de "esqueletização". O conhecimento foi repassado na Oficina de Arranjos Florais. A atividade fez parte da programação do Mês do Artesão, organizada pelo Governo do Amapá, que iniciou em 10 de março e encerrou nesta sexta-feira, 28, na Casa do Artesão Amapaense, em Macapá.

Os participantes da capacitação aprenderam as técnicas básicas para montar um arranjo de flores, com matéria-prima extraída da natureza, utilizando fibras da bananeira, folhas de mangueira, cacau e cupuaçu, talos das vassouras do açaí e da bacaba, ouriços da castanha do Brasil e da sapucaia, além da palha do milho.

Na oficina, alunos conheceram a técnica e materiais usados na confecção dos arranjos florais

Tudo começa com a colheita das folhas que caem das árvores, no processo natural de renovação. Na esqueletização, as folhas são cozidas em alta temperatura e lavadas uma por uma, com cuidado, para que a clorofila seja removida. Em seguida, são coladas para secagem.

“É importante saber que algumas folhas podem ser deixadas na cor natural, que apresentam tons terrosos e neutros, e podem também ser clareadas e tingidas nas mais diversas cores. A partir daí são  transformadas em lindos arranjos florais para decorar ambientes diversos”, afirmou Maria Servita Fôro.

Mestra artesã, Maria Servita Fóro ministrou a oficina

Durante a capacitação, a artesã Regina Maria dos Santos Rodrigues, de 73 anos, produziu um vaso com o uso da vassoura do açaí, folhas de mangueira, palha do milho e semente de tento.

“É uma técnica nova para mim. Já trabalho com a confecção de biojoias feitas com caroços do açaí e outros produtos. A oficina despertou o desejo de ampliar meus conhecimentos e pretendo aplicar em novas peças”, concluiu.

Artesã Regina Maria dos Santos mostra o resultado prático aprendido na oficina de arranjos florais

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!