Embaixador da Itália é recebido no Palácio do Setentrião para estreitar relações institucionais e comerciais com o Amapá
Em sua primeira visita ao estado, Alessandro Cortese foi recepcionado no Palácio do Setentrião, e conheceu as potencialidades do estado mais preservado do Brasil.

O embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, visitou o Amapá nesta segunda-feira, 14, em busca de fortalecer relações institucionais e comerciais. Recebido no Palácio do Setentrião, em Macapá, pelo vice-governador Teles Júnior, o diplomata conheceu as potencialidades do estado mais preservado do Brasil, com destaque para a bioeconomia e o manejo florestal sustentável.
Esta foi a primeira vez que Cortese esteve no Amapá, motivado pelo interesse em conhecer de perto o território que desperta atenção internacional. Além da Itália, o estado já recebeu representantes da Áustria, França, Ucrânia e Irã, evidenciando um crescente protagonismo global — especialmente no contexto da preparação para a 30ª Conferência das Partes (COP30).

“Queria conhecer melhor as oportunidades que o Amapá representa para as empresas italianas. Me interessa a maneira como a floresta vem sendo respeitada. É uma região muito importante do Brasil, ainda pouco conhecida. Um estado jovem, que está crescendo, e que representa muitas oportunidades apesar de suas peculiaridades, com grande parte da Floresta Amazônica intacta. São muitos desafios, mas também muitas vantagens. Na perspectiva da COP, há uma expectativa de apresentar o estado ao mundo”, destacou Cortese.
O embaixador foi apresentado a instrumentos estratégicos do Amapá, como o Selo Amapá, maior programa de bioeconomia da Amazônia, e o novo Código de Governança Socioambiental. Também foram destacados estudos técnicos como o Zoneamento Ecológico-Econômico, que mapeia áreas produtivas e de preservação, e o Atlas Solar, que identifica o potencial de geração de energia fotovoltaica no território.

O vice-governador Teles Júnior ainda apresentou oportunidades comerciais viabilizadas pela posição geográfica estratégica do Amapá, como a Zona Franca Verde — que oferece incentivos fiscais a empreendimentos sustentáveis na Amazônia Legal — e a Área de Livre Comércio de Macapá e Santana, que permite a entrada de produtos com isenção de impostos federais, estimulando a atividade econômica regional.
Teles também destacou o Corredor de Importação, uma rota logística que facilita o transporte de cargas internacionais pelo Porto de Santana, tornando o estado uma porta de entrada para o mercado brasileiro.

“Contamos com o apoio da Itália, de seus embaixadores e líderes, para fortalecer essa agenda que temos no estado voltada ao desenvolvimento sustentável. A governança ambiental do Amapá é mais madura do que em outros estados e até mesmo do que a do governo federal. Queremos absorver a expertise da Itália no setor florestal e nos destacar em nível nacional e internacional”, enfatizou o vice-governador, Teles Júnior.
Durante o encontro, foram discutidas oportunidades locais como a exploração de petróleo na Margem Equatorial e a possibilidade de replicar, na Itália, o modelo do Parque Tecnológico do Amapá, além da produção orgânica, tipo de cultivo ainda limitado na Itália e abundante no estado, o que abriria caminho para parcerias voltadas à exportação e aquisição desses alimentos por empresas italianas.

Também entraram em pauta cooperações em áreas como a valorização da madeira por meio da qualidade do manejo, atração de startups italianas voltadas à bioeconomia e à pesquisa universitária para o desenvolvimento de produtos amazônicos, que vão desde alimentos até insumos para outras cadeias produtivas.
Participaram da agenda o deputado federal Dorinaldo Malafaia; a diretora-superintendente do Sebrae Amapá, Alcilene Cavalcante; a superintendente do Sesi/Senai no Amapá, Aline Vieira; o diretor-presidente do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural, Jorge Rafael; a secretária de Estado do Meio Ambiente, Taísa Mendonça; o secretário de Estado das Relações Internacionais e Comércio Exterior, Fabrício Penafort; e o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Edivan Barros.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!