Governo do Estado lança ‘Amapá Mais Seguro’ com foco na proximidade com a sociedade, valorização do servidor e investimentos
O Programa reforça o compromisso da gestão com avanços na Segurança Pública para um estado mais protegido, desenvolvido e pacífico.

Com foco na prevenção, combate e redução da criminalidade no Amapá, o Governo do Estado lançou nesta terça-feira, 20, o “Programa Amapá Mais Seguro”, fortalecendo a segurança pública com cidadania, união direta das forças de defesa com a sociedade, além de investimentos em equipamentos, inteligência e, em profissionais, para promoção do bem-estar e tranquilidade de quem vive e desenvolve o Amapá.

José Neto, secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), pontua que a valorização e reconhecimento de quem está na linha de frente no combate diário dos crimes é uma das diretrizes de destaque no “Amapá Mais Seguro”. Fato visto nas entregas de equipamentos, viaturas, tecnologia, que trazem mais proteção para o trabalhador. O programa reforça o compromisso com um estado mais protegido, desenvolvido e pacífico. A iniciativa tem como base os pilares estratégicos:
- Resultados e transparência;
- Proximidade e diálogo com a população;
- Educação e prevenção;
- Reconhecimento às Forças de Segurança;
- Avanços no combate ao crime organizado;
- Redução dos índices de criminalidade e modernização do sistema de segurança.
O Amapá Mais Seguro dá continuidade às ações bem-sucedidas iniciadas em 2023, como as Operações Hórus, Paz, que em 2024 foi reestruturada como "Operação Protetor", que atua permanente nas áreas de fronteira e na Região Metropolitana de Macapá, que abrange também os municípios de Santana e Mazagão.

O Governo do Estado também reorganizou o sistema penitenciário com a ativação da Unidade Prisional José Eder, com as investidas da Operação Mute e, recentemente, com a implementação do Procedimento Operacional Padrão da Penitenciária (POP) contribuindo para o reforço das medidas de segurança no Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).
“Nós, agentes e gestores da Segurança Pública costumamos dizer que o ‘Amapá Mais Seguro’ é muito mais que um programa, é um pacto com os amapaenses. Um pacto pela vida, pelo resgate da sensação de segurança da nossa população e é uma forma de aproximarmos as forças de defesa da nossa sociedade e, também, prestar esclarecimentos de todo o trabalho que é feito. Tudo que o programa propõe e mostra é bem importante, para que a população tenha consciência e conhecimento de todas as medidas que estão sendo tomadas para garantir a tranquilidade de todos os cidadãos de bem”, definiu José Neto, secretário da Sejusp.

José Neto frisa ainda os avanços contra os crimes violentos no Amapá já em 2025 como um reflexo do trabalho bem planejado dentro do programa, que envolvem operações preventivas e ostensivas integradas, inteligência policial, reorganização e avanços no sistema penitenciário e a presença do Estado nos territórios mais vulneráveis.
“Os resultados são decorrentes de uma série de medidas tomadas pela gestão e destacamos que essas melhorias são contínuas e consistentes. Todos os avanços fazem parte de um conjunto de medidas que foram adotadas decorrentes dessa política pública de enfrentamento à criminalidade e às facções criminosas determinada pelo governador Clécio Luís. Em 2025, podemos destacar, o que talvez seja um dos principais medidores de sensação de segurança da população, que é a redução significativa no número de roubos no Amapá, além da queda nos registros de homicídios este ano”, disse o secretário.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!