Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RURAP

Governo do Amapá entrega embarcações para indígenas na aldeia do Manga em Oiapoque

A iniciativa também é uma resposta à crise fitossanitária que afeta a mandiocultura nas comunidades indígenas.

Por Cristiane Mareco
25/05/2025 16h05
Entrega busca fortalecer a extensão rural indígena

Neste sábado, 24, na Aldeia do Manga, no município de Oiapoque, o Governo do Amapá realizou uma ação em prol do fortalecimento da política de extensão rural indígena pela valorização dos povos indígenas, com a entrega de três embarcações equipadas com motores de 60 HP e certificado para os agentes ambientais indigenas (Agamins). 

A iniciativa fortalece as políticas de Assistência Técnica e Extensão Rural Indígena (Ater Indígena) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), voltado exclusivamente às comunidades indígenas.

A ação de entrega foi conduzida pelo Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), com o apoio das Secretarias de Estado de Políticas Indígenas (Sepi), Desenvolvimento Rural (SDR), Assistência Social (Seas) e Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Diagro). A implantação do PAA indigena ocorre em parceria com o governo federal através do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) com apoio da Funai. 

O objetivo é garantir suporte logístico ao escoamento da produção, facilitar o acesso dos técnicos às aldeias e promover a mobilidade das comunidades em suas atividades de escoamento da produção agrícola para entrega nas Feiras do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). As embarcações atenderão os principais rios da região, beneficiando diretamente diversas aldeias que, até então, não tiveram a oportunidade de acessar o PAA. 

Os barcos serão operados por Agamins, agentes de Meio Ambiente e Extensão Rural Indígena, contratados pelo Governo do Amapá por meio do Rurap, para levar assistência técnica e políticas públicas às diversas aldeias dos povos originários do Oiapoque. 

O governador Clécio Luís reforçou o compromisso com as políticas públicas afirmando que sempre que pode visita as aldeias e que acompanha de perto todos os projetos e necessidades dos indígenas.

O Governo do Amapá e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) firmaram um convênio de R$ 2.174.020,49 com objetivo de modernizar a infraestrutura logística e fortalecer a atuação do Rurap, com foco na ampliação e qualificação dos serviços prestados às 67 aldeias indígenas localizadas no município de Oiapoque, na fronteira Norte do Brasil. Além das 3 embarcações já entregues, os recursos do convênio vão garantir a aquisição de mais 3 caminhonetes 4x4 para assistência técnica e 2 Caminhões para ampliar o escoamento da produção agrícola e extrativista dos indígenas.

As 3 embarcações e logo mais outras 3 pick-ups e 2 caminhões serão direcionados exclusivamente para realizar a prestação de assistência técnica e o trabalho de escoamento dos produtos das aldeias que serão comprados pelo Governo do Amapá, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O diretor-presidente do Rurap, Jorge Rafael, destacou a importância da entrega garantindo assistência de desenvolvimento rural a todas as aldeias indígenas.

Diretor-presidente do Rurap, Jorge Rafael

“Essa ação representa um marco no compromisso do Governo e a valorização dos povos originários. Os barcos vão permitir que a política pública chegue com mais eficiência às aldeias, promovendo autonomia e respeito às especificidades culturais e produtivas das comunidades", afirma Rafael.

A iniciativa também é uma resposta à crise fitossanitária que afeta a mandiocultura nas comunidades indígenas. Com o investimento, o Governo busca estimular a diversificação da produção, gerar renda, promover a soberania alimentar e garantir melhores condições de vida para os povos originários, até que a pesquisa agropecuária brasileira identifique variedades de maniva resistente a praga que afeta a mandiocultura nas aldeias.

Segundo o Agamin da aldeia Uaha, Gilmar Nunes, a entrega das embarcações e o certificado de treinamento em técnicas de prevenção e combate a vassoura de bruxa da mandioca, são uma conquista que dará condições reais de trabalho para atender melhor nossas comunidades.

"Estamos prontos para servir com responsabilidade e conhecimento do nosso território. Sabemos que estamos desempenhado um papel importante para o nosso povo, principalmente nesse período de vassoura de bruxa", disse o agamis, que recebeu o certificado.

Com ações como essa, o Governo do Amapá reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a preservação da cultura, modo de vida e tradicionalidade dos povos originários.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!