Samu do Amapá simula resgate de urgência no rio Amazonas e destaca trabalho dos socorristas
Ação promovida pelo Governo do Amapá reforça capacitação e valorização dos profissionais da saúde que atuam no atendimento móvel de urgência.

O Governo do Amapá promoveu várias atividades para celebrar a Semana da Enfermagem. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estadual mostrou o trabalho dos socorristas com uma simulação de resgate às margens do rio Amazonas na segunda-feira, 26.

Cerca de 50 profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de integrantes do Grupo Tático Aéreo (GTA), curiosos e estudantes acompanharam a ação na Rampa do Açaí, na orla da cidade.
Imagine a cena: uma embarcação de pequeno porte colide violentamente com uma balsa carregada de passageiros e toneladas de açaí, vinda do interior do Pará em direção à rampa do Açaí. Em segundos, o acidente provoca uma explosão e o caos se instala. Foi assim que a atenção do público foi tomada.

Estudantes de enfermagem foram voluntários na ação, com efeitos de maquiagem e sangue artificial. A simulação contou com realismo suficiente para mobilizar equipes especializadas e emocionar quem acompanhou de perto o resgate das "vítimas". No momento, pessoas feridas pediram socorro, algumas saltaram na água, outras ficaram "presas" aos destroços.

“Cumprimos um papel fundamental no atendimento rápido a vítimas de acidentes. Essa simulação é parte de treinamento constante de nossas equipes, pois precisamos estar sempre atualizados e alinhados com todos os que compõem os grupos de segurança e resgate do Governo do Amapá. Hoje, cumprimos nossa missão com o mesmo empenho de um resgate real. As equipes do Samu estão de parabéns”, elogiou o diretor do Samu Amapá, Donato Farias.

Equipes integradas no resgate
A Semana da Enfermagem do Samu fortaleceu a qualificação dos profissionais que atuam na linha de frente do atendimento à população, não só de médicos e enfermeiros, mas também dos Bombeiros, Polícia Militar e agentes do Batalhão de Trânsito, reforçando protocolos e habilidades essenciais em momentos onde cada segundo conta.

“A simulação é necessária para avaliar diversos critérios de resgate, desde a melhor logística aos procedimentos de primeiros socorros prestados no local do acidente, levando em conta tempo, parcimônia e capacidade técnica das equipes”, explicou a responsável técnica de resgate do GTA, enfermeira Lidiana Ferreira dos Santos.
Entre os participantes da simulação, estava a estudante de enfermagem Emanuele Viana, que encarou o desafio de interpretar uma das vítimas do acidente encenado.
“Fui muito bem tratada na ‘ambulancha’. Me coloquei no papel de vítima e levo daqui um aprendizado enorme de cuidado e dedicação que devemos ter com os pacientes. Hoje, conheço um pouco mais do sentimento da vítima quando encara um trauma como esse e, no futuro, quando formada, entenderei melhor e em como tratá-los, sempre com dedicação e cuidado”, destacou a estudante.
Confira como foi a simulação de resgate do Samu do Amapá no rio Amazonas:
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!