Típicas e saborosas: comidas juninas são destaque para a saúde, alerta nutricionista do Hospital de Clínicas Alberto Lima
Problema não está nos pratos juninos em si, mas nos excessos, garante especialista Aline Bentes.

Pamonha, mingau de milho, bolo de macaxeira, vatapá, tacacá, maniçoba. O cardápio das festas juninas é um verdadeiro desfile de sabores e memórias afetivas. Mas, apesar da fama de "calóricas", essas comidas típicas também têm valor nutricional relevante e, se consumidas com moderação, podem fazer parte de uma alimentação equilibrada, alerta a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
A nutricionista Aline Bentes, do setor de Nefrologia do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), em Macapá, explica que o problema não está nos pratos juninos em si, mas nos excessos.

"O milho é um cereal riquíssimo em carboidratos e fibras, essenciais para a energia e o bom funcionamento intestinal. O bolo de macaxeira, por exemplo, tem carboidrato, proteína e gordura, ou seja, é um alimento completo. O mingau de milho também é muito nutritivo, especialmente quando preparado com castanhas, leite e coco ralado", explica Aline.
Mas a nutricionista alerta: "Tudo depende da quantidade. O excesso pode causar desequilíbrio, principalmente em pessoas com hipertensão, diabetes ou problemas renais", ressalta.
Equilíbrio é fundamental
O debate sobre o equilíbrio alimentar ganha ainda mais importância com a programação do Arraiá do Povo, promovido pelo Governo do Amapá, até esta quarta-feira, 2. Na chamada Cidade Junina, montada no complexo do prédio do Corpo de Bombeiros Militar, na Zona Norte da capital, o público conta com opções que agradam a todos os paladares.
São 14 barracas só na praça de alimentação, organizada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete). Ao todo, são 56 empreendedores que também oferecem artesanato, bebidas e outros produtos. As vendas já movimentaram mais de R$ 300 mil na primeira noite do Arraiá do Povo 2025.

Entre os visitantes da Cidade Junina está Rosana Castro, técnica de enfermagem, que curtiu a programação, acompanhada da família. Ela é categórica ao eleger o seu melhor prato desse período de festa.
"Maniçoba é o meu prato favorito. Eu não como só no São João, mas o ano todo! Não tenho restrição alimentar, então eu aproveito: às vezes como uma maniçoba, um vatapá, e ainda combino com um tacacá. Sempre dá para combinar!", brinca.

Quem também celebrou o clima de alegria e vendas aquecidas é a empreendedora Sâmia Shibayama. Na barraca dela, o mingau de milho é o campeão de pedidos.
"O pessoal espera junho só pra comer mingau. A maniçoba também é muito pedida. As vendas estão ótimas, a estrutura está excelente e o evento está maravilhoso. A gente ainda consegue curtir um pouco das quadrilhas no intervalo das vendas!", conta, com entusiasmo.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!