Crianças do Residencial Macapaba orgulham mães em projeto 'Ballet na Comunidade' promovido pelo Governo do Amapá
Há dois meses, 50 crianças se inscreveram nas aulas de dança, e sem desistências, os pais se orgulham e acreditam que a arte do balé pode transformar vidas.

Nos conjuntos habitacionais, milhares de histórias são escritas, muitas de superação, conquistas e principalmente de desafios. Em virtude disso, projetos como o “Ballet na Comunidade”, realizado pelo Governo do Amapá, têm sido uma ferramenta de inclusão e de oportunidades que podem transformar vidas. Há dois meses, as aulas de dança, que atendem 50 crianças, funcionam no Residencial Macapaba, no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), na Zona Norte de Macapá.
Autônoma e mãe solo, Leandra Serafim é uma das que inscreveu as filhas nas aulas de balé. Ela acredita que a iniciativa é uma estratégia poderosa que pode contribuir com um futuro promissor de Stephanie, de 8 anos, e Letícia, de 9.
“Para mim é um orgulho ver minhas filhas participarem desse projeto, porque é uma forma de elas terem uma atividade que ocupe a mente. Acredito que, por meio da dança, elas podem ter um futuro melhor. Sempre as incentivo a estudarem porque não quero que repitam a mesma realidade em que vivemos”, relatou Leandra.

Outra moradora do residencial que colocou a filha no projeto foi Ana Cristina, de 45 anos. Ela afirmou que Ayla Wemily, 7 anos, sempre teve vontade de fazer aulas de balé, mas as condições financeiras por muito tempo foram um empecilho para a realização da atividade.

"Esse projeto chegou num bom momento, porque sempre foi meu sonho e o sonho da minha filha fazer o balé, mas as coisas são caras, nem todo mundo tem condições de pagar as aulas e comprar os materiais, então, chegou numa boa hora, não somente para mim, como para várias famílias. Vemos muitas crianças nas ruas e, quando vem um projeto desse, muitas são acolhidas. Aqui eles se preocuparam em dar desde as roupas até a garantia do lanche, por isso a equipe toda está de parabéns", destacou Ana Cristina.
A coordenadora do Plantão Social do Macapaba, Gleice Barbosa, explicou que o projeto “Balett na Comunidade” completou dois meses e que a iniciativa do Governo do Estado, que está sendo um sucesso, em breve chegará aos demais residenciais da capital.

“Completamos dois meses desse lindo projeto que é uma ferramenta de inclusão e de oportunidade para essas crianças, e esse é um dos compromissos do Governo do Amapá. Tivemos desde o início 50 crianças e até agora nenhuma desistiu. Estamos com uma lista de espera de mães que querem matricular suas filhas porque essas aulas estão sendo um sucesso na comunidade, e muito em breve chegarão aos demais residenciais”, explicou Gleice Barbosa.
Ballet na Comunidade
As turmas são divididas em dois horários, nas terças e quintas-feiras, de 9h às 11h30 e de 14h às 17h. A realização do projeto integra o programa Minha Casa, Minha Vida, e está sob coordenação das equipes do Plantão Social da Secretaria de Estado da Habitação (Sehab), em parceria com a empresa Híbrida e Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!