Tarde de lazer às margens do Rio Amazonas leva alegria aos idosos do Residencial Vila dos Oliveiras em ação do Governo do Amapá
Passeio contou com piquenique, dinâmicas e música ao vivo. A iniciativa é uma forma de garantir bem-estar e fortalecimento dos vínculos comunitários.

O compromisso do Governo do Amapá com a política de Habitação vai além da entrega de apartamentos. Na tarde desta quarta-feira, 13, no Parque do Forte, em Macapá, idosos do residencial Vila dos Oliveiras vivenciaram uma tarde de lazer com direito a piquenique, dinâmicas e música ao ar livre às margens do Rio Amazonas. A iniciativa é uma marca da gestão que retrata a sensibilidade e o cuidado em garantir dignidade aos beneficiados.

“Minha vida hoje está bem melhor, porque tenho casa e lazer. Estou muito feliz por esse momento. No Vila dos Oliveiras também temos outras atividades nas quais participamos, já fiz curso, aula de dança, ginástica, temos tudo dentro do habitacional, sou muito grata pela minha moradia”, afirmou Rosa Dalila, de 65 anos.
Com risos de alegria, os idosos conversavam e lanchavam à medida que o cantor multi-instrumentista amapaense, Fineias Nelluty, animava a ocasião com as músicas populares “Fogo e Paixão” do cantor Wando Alves, "Minha amiga" e "Conquista". O passeio esteve sob coordenação da equipe do Plantão Social da Secretaria de Estado da Habitação (Sehab), que teve todo cuidado e compromisso em levar em segurança os participantes.

“Esse momento é para que eles se sintam bem, é a garantia do lazer e entretenimento que fazem parte da organização dos conjuntos habitacionais entregues pelo Governo do Amapá, que sempre deixou claro seu compromisso em garantir moradias dignas aos que mais precisam. Esse passeio é mais uma iniciativa de mais outras ações sociais que beneficiarão os moradores do residencial”, explicou a coordenadora do Plantão Social do residencial, Malena Corrêa.

Fineias Nelluty comentou sobre o sentimento de ser convidado a participar de uma ocasião única que proporcionou a construção de memórias afetivas e o fortalecimento dos vínculos comunitários do público da terceira idade. O artista cantou as músicas mais populares e, em poucos segundos, formou-se um coral em que todos participaram alegremente.
“É uma honra fazer parte desse passeio, acredito que é um momento em que podemos ouvi-los, interagir e aprender muitas coisas com eles, porque já passaram por muitas experiências”, comentou o artista.

Projetos e capacitações
Além do Vila dos Oliveras, o passeio já aconteceu no habitacional Nelson dos Anjos, Açucena, São José, Miracema e Macapaba. Em 2025, as ações da Habitação seguem firmes nos projetos sociais como a capoeira, futebol, judô, balé na comunidade e aulas de dança para idosos. Ademais, já houve capacitações profissionais na área de auxiliar administrativo, gastronomia e em diversos cursos no ramo da estética.
Os beneficiados também já realizaram aulas profissionalizantes de cuidador de pessoas com espectro autista, alongamento de unha módulo I e II, construtor civil, corte e costura, panificação, eletricista, mecânico de automóvel, pintor de obras, atendente de farmácia e curso de TDAH.
Política de Habitação
A política de Estado da Habitação faz parte do plano de Governo do Estado, que, além de garantir moradias, também executa um trabalho essencial baseado nas capacitações profissionais, na educação, saúde, lazer, cultura e projetos sociais, além de promover as celebrações nas datas comemorativas como o Natal, Páscoa, Dia das crianças, Dia dos Pais, Dia das Mães, festa junina e o carnaval.
São 1.794 moradias entregues pelo governador do Estado, Clécio Luís, que tem o compromisso e a sensibilidade de atender as demandas dos que mais precisam, e assim, assegurar que milhares de vidas sejam transformadas a partir da garantia dos direitos fundamentais previstos na Constituição Federal.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!