‘Um Dia no Parque’: Governo do Amapá leva lazer, ecoturismo, cultura e educação ambiental para as APA’s da Fazendinha e do Curiáu
O evento reuniu aventureiros da natureza, crianças e famílias na programação que promove a valorização das Unidades de Conservação.

As áreas de Proteção Ambiental (APA’s) da Fazendinha e do Rio Curiaú, em Macapá, receberam na sexta-feira, 15, e neste sábado, 16, uma programação especial do movimento nacional “Um Dia no Parque”, promovido pelo Governo do Amapá sob a coordenação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
Com atividades ao ar livre em meio a natureza, trilha ecológica, Feira da Biodiversidade e passeios, a ação proporciona aproximação da população com as áreas protegidas, promovendo lazer, cultura e valorização dos patrimônios naturais e culturais do Estado. E, além disso, incentiva o ecoturismo e geração de renda para os empreendedores locais.

“É um momento de reafirmar que nós queremos manter o Amapá com as marcas que ele tem, de estado mais preservado e protegido do Brasil, com suas florestas naturais, como é o caso do Curiaú e da Fazendinha”, enfatizou o governador Clécio Luís.
Este ano, a campanha nacional ganhou mais relevância ao celebrar 25 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), com tema “Protegendo o que nos conecta”, no Amapá foi realizada uma ampla programação para todas as idades.

Fazendinha
Na APA da Fazendinha, o ponto alto da programação atraiu aventureiros desbravadores de natureza que participaram de uma aventura na “Trilha da Cútia”. O percurso, cheio de desafios e belezas naturais, presenteia os visitantes no ponto de chegada, com a vista panorâmica do majestoso Rio Amazonas.

A turista Rayane Rodrigues, professora da Fundação Getúlio Vargas e natural de São Paulo, conta que veio para o Amapá fazer uma pesquisa e aproveitou a oportunidade para conhecer a Unidade de Conservação da Fazendinha.

"A programação do evento foi incrível, fizemos uma trilha emocionante com paisagens belíssimas, vista de animais silvestres, água e muito verde. É a minha primeira vez no Amapá e em Macapá e a primeira vez que tive a oportunidade de mergulhar no Rio Amazonas, adorei essa experiência e foi tudo maravilhoso", celebrou a turista.
Além da trilha, o evento também teve ações de educação ambiental com orientações sobre descarte do lixo correto e a realização de palestras e brincadeiras para o público infantil da Escola Municipal Fortaleza. A secretária de Estado de Meio Ambiente, Taísa Mendonça, destacou a importância da campanha como um instrumento de valorização das Unidades de Conservação, aproximando as pessoas da natureza e sensibilizando para o potencial do turismo ecológico.

“Esse é o terceiro ano consecutivo que a gente participa do movimento nacional ‘Um Dia no Parque’, para valorizar as nossas unidades de conservação com atividades ecológicas, uso responsável e sustentável. Fizemos pessoalmente a trilha na APA da Fazendinha e o passeio pelo Rio Curiaú para vivenciar essa experiência e mostrar nossas potencialidades para o ecoturismo e outras programações de lazer, cultura e esporte”, destacou Taísa Mendonça.
APA do Rio Curiaú
A programação contou com passeio aquático a 2ª edição da “Remada institucional”, com a participação do governador Clécio Luís, do vice-governador Teles Júnior e de servidores, secretários, convidados e comunidade local para o passeio interativo de stand-up paddle e caiaques, com saída do deck panorâmico do balneário e percurso pelo Rio Curiaú. O evento teve ainda, apresentação de Marabaixo, 2ª Edição da Feira da Biodiversidade que trouxe exposição de produtos de artesãos da comunidade local, plantas, comidas típicas, poesias e entretenimento.
O vice-governador Teles Júnior, evidenciou a importância do evento para os agentes que formulam a política pública, sobretudo, quando se trata de preservar e produzir.
“As Unidades de Conservação, elas têm perfeitas condições de prestar grandes serviços, não só do ponto de vista ambiental, mas como também do ponto de vista econômico. Mas para isso, nós precisamos implantar no Amapá o turismo de base comunitária e estruturar as comunidades para prestação desses serviços para que as pessoas também possam conhecer quais serviços as Unidades podem prestar, sobretudo, principalmente em relação ao ecoturismo e lazer, mas aqui nós também temos a remada, o passeio, a pesca, restaurantes e por isso, é importante implementar uma política pública efetiva para que as pessoas também possam usufruir desse momento que o Curiaú proporciona”, pontuou o Teles Júnior.
A empreendedora Maria Francisca Ferreira, 55 anos, que participa pelo segundo ano da Feira da Biodiversidade com a comercialização de plantas ornamentais e medicinais, afirma que ao evento além de ser uma vitrine para seus produtos e geração de renda amplia o contato com novos clientes.
“Este é o segundo ano que participo da Feira da Biodiversidade, nossas vendas foram positivas para o balanço do dia e ainda nos trouxe novos clientes. Muitas pessoas compram, outras querem fechar negócio para fornecer, então para nós tem sido muito gratificante poder ter essa oportunidade dentro da comunidade”, declarou Francisca.

Um Dia no Parque
Este ano, a campanha nacional realizou a sua 8ª edição. Em tempos de mudanças climáticas, o evento promove a interação das pessoas e de toda a comunidade para reforçar a atenção à necessidade de cuidar das áreas protegidas e à importância do contato com a natureza.
As atividades reforçam o papel das Unidades de Conservação como espaços de promoção da cultura, da educação ambiental, do lazer saudável e da economia solidária, além de fomentar o sentimento de pertencimento e responsabilidade coletiva na conservação da biodiversidade e dos modos de vida tradicionais.
As APA’s do Rio Curiaú e da Fazendinha são duas das 21 Unidades de Conservação do Amapá. Esses espaços são protegidos por lei e desempenham um papel fundamental na preservação dos recursos naturais, na promoção da pesquisa científica, na recreação, no lazer e na educação ambiental.
A realização da campanha conta com a coordenação da Sema e apoio de diversos parceiros institucionais, dentre os quais se destacam as Secretarias de Estado do Turismo, Comunicação, Cultura, Desporto e Lazer, Trabalho e Empreendedorismo. Além do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Fundação Marabaixo; Associação de Guarda-Parques do Amapá, Corporação de Guarda-Parques do Amapá; Associação de Moradores do Quilombo do Curiaú, Associação de Mulheres Mãe Venina; Associação de Agricultores do Quilombo do Curiaú, Conselho Gestor da APA do Rio Curiaú, dentre outros.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!