Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRÉ-COP30

Amapá sedia Plenárias das Juventudes nos Biomas em preparação para a COP30

Encontro reúne jovens amapaenses para discutir mudanças climáticas, justiça territorial e preservação da biodiversidade, em preparação para a COP30.

Por Marcelo Guido
19/08/2025 15h16
O evento reforça a participação ativa da juventude na conferência global

O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado para Juventude (Sejuv), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap), realizou na terça-feira, 19, o evento “Plenárias das Juventudes nos Biomas – Preparatórias para a COP30”. A iniciativa, que já ocorreu em várias regiões do Brasil, tem como objetivo aproximar jovens de todo o país das discussões sobre mudanças climáticas e dos processos de participação na COP30. 

Macapá foi uma das seis cidades escolhidas em todo o Brasil para sediar o evento, que também se constitui como espaço de escuta ativa das juventudes e de mobilização em torno de temas como mudanças climáticas, justiça territorial, acesso à água e preservação da biodiversidade. Na capital, a responsabilidade da organização ficou a cargo da Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv).

Priscila Magno, secretária da Juventude

“O Amapá está recebendo hoje a plenária dos biomas, a última realizada na Amazônia. O estado foi escolhido por ser o mais preservado do país, mas, como destaca o governador Clécio, ainda enfrenta grandes desafios e precisa de investimentos para avançar com negócios sustentáveis. A mobilização inclui a juventude, que representa 30% da população amapaense e engloba jovens quilombolas, indígenas e ribeirinhos, protagonistas na conservação da floresta e impactados pelas crises climáticas. Este encontro vai debater justiça climática, propor soluções e reforçar a necessidade de investimentos para que o Amapá siga como modelo de preservação", discursou a secretária da Sejuv, Priscila Magno. 

Priscila também falou sobre a expectativa para os dois dias de plenária: “A nossa expectativa é que a juventude participe ativamente da construção das discussões e propostas da plenária. Por viver a realidade amazônica, ela pode apresentar seus desafios e propor soluções. O objetivo não é idealizar a Amazônia, mas evidenciar que, além da floresta, existem populações que enfrentam problemas sociais, como a insegurança alimentar. Por isso, a presença da juventude é fundamental para dar voz a essa realidade e apontar caminhos para o futuro”, finalizou.

O diretor-presidente da Fapeap e coordenador do Amapá na COP30, Gutemberg Silva, também avaliou o evento de forma positiva, ressaltando a importância do protagonismo jovem:

Gutemberg Silva, diretor-presidente da Fapeap

“As plenárias das juventudes são fundamentais porque colocam no centro do debate aqueles que já vivem os impactos das mudanças climáticas e que têm muito a contribuir com soluções inovadoras e sustentáveis. Ouvir a juventude significa pensar no futuro da Amazônia e do planeta, valorizando sua capacidade de propor caminhos criativos, inclusivos e de longo prazo. Esses espaços de diálogo fortalecem a participação social, aproximam diferentes realidades e garantem que as vozes jovens estejam presentes na construção de políticas públicas. O Amapá, por sua posição estratégica na Amazônia, tem um papel essencial nesse processo, mostrando ao mundo que a transformação começa pela escuta e pelo protagonismo da nova geração”, destacou o gestor. 

A programação do evento foi dividida em dois dias, com painéis, debates em grupos, apresentação das discussões em plenária e visita a uma área de bioma preservado. Ao final, serão escolhidos dois jovens representantes da Amazônia para integrar a delegação nacional que participará da COP30. 

As Plenárias das Juventudes nos Biomas são uma iniciativa da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), da Secretaria-Geral da Presidência da República e do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e com a Champion de Juventude da COP30.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!