Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INDÍGENA

Concurso da educação indígena é tema de debate na 15ª Assembleia Geral do Conselho de Caciques na aldeia Açaizal, em Oiapoque

Realização do concurso específico não acontece há 20 anos. Momento foi para esclarecer os processos da construção do certame e ouvir as contribuições das comunidades originárias.

Por Bianck Bastos
21/08/2025 11h24
Momento foi para esclarecer os processos da construção do certame e ouvir as contribuições das comunidades originárias presentes

O Governo do Amapá reafirmou, durante a 15ª Assembleia Geral do Conselho de Caciques dos Povos Indígenas (CCPIO), realizada na aldeia Açaizal, em Oiapoque, o compromisso com a valorização da educação indígena por meio da realização de um concurso público específico para os povos originários.

O certame, que não é realizado há duas décadas, representa um marco histórico na política educacional do Estado, ao reconhecer e atender às particularidades das comunidades indígenas. Durante o encontro, foram apresentados os processos de construção do concurso e recebidas as contribuições dos líderes e representantes presentes, assegurando que a iniciativa contemple as especificidades culturais e pedagógicas necessárias.

Evento reforça conhecimento ancestral aliado a ferramentas da assistência técnica educacional

Estão previstas vagas para professor, especialista em educação, auxiliar educacional e pedagogo. A secretária de Estado da Administração, Cinthya Mendes, esclareceu os processos de construção do concurso durante a assembleia.

Secretária de Estado da Administração, Cinthya Mendes

“Esse concurso foi realizado pela última vez em 2006, então são 20 anos dessa realização. É um compromisso do nosso governador do Estado, Clécio Luís, fazer esse certame específico para a educação indígena. Nós criamos a Comissão Interna com a Sead, Seed, PGE e Sepi, e uma externa com os representantes dos povos indígenas, e lá tratamos do conteúdo programático", disse Cinthya.

A realização do concurso reafirma o compromisso da atual gestão em garantir políticas públicas que respeitam a diversidade, fortalecem a inclusão e promovem o acesso equitativo à educação de qualidade para todos os povos indígenas do Amapá.

"Isso vai nos ajudar e nos auxiliar na construção dos estudos para fazer a formação de demanda para contratar a banca. O governador Clécio também quer fazer com que o local das provas seja nas aldeias como Tiriyó e Bona, que ficam no norte do Pará, ou em Pedra Branca do Amapari, Oiapoque e também na capital Macapá”, finalizou Cinthya. 

A assembleia segue nesta quinta-feira, 21, com pautas relacionadas a manutenção dos motores geradores, contratação de técnicos de motores, expedições de vigilância e fiscalização, pesca no encruzo, garimpo, carteiras de piloto fluvial, ramais e pista de pouso. Além disso, também será discutida a cultura Indígena, valorização da identidade indígena de
Oiapoque, projeto línguas indígenas e o decreto de criação do Museu Kuahí.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!