54ª Expofeira: Governo do Estado orienta trabalhadores sobre segurança durante revitalização do Parque de Exposições da Fazendinha
A iniciativa visa preservar a integridade física e o bem-estar dos trabalhadores durante a preparação do espaço para a 54ª Expofeira, que acontece de 30 de agosto a 7 de setembro.

O Governo do Amapá iniciou na quinta-feira, 21, uma ação educativa para assegurar a saúde e a segurança dos trabalhadores terceirizados envolvidos na montagem e revitalização do Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, para a realização da 54ª Expofeira.
O trabalho é coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e tem como prioridade garantir a segurança e o bem-estar dos profissionais envolvidos na montagem da estrutura do evento.
Segundo o superintendente da SVS, Cássio Peterka, a prevenção é essencial em eventos de grande porte como a Expofeira, que exige intenso trabalho de preparação e mobiliza centenas de profissionais.
“Com esta ação, queremos preservar a integridade física dos trabalhadores e garantir que todos possam desempenhar suas funções em um ambiente seguro. Esse cuidado também contribui para o sucesso do evento”, destacou Peterka.

Durante as visitas técnicas, os trabalhadores recebem orientações sobre o uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs), cuidados no manuseio de ferramentas e medidas para evitar acidentes.
Além disso, as equipes do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador (NVST) monitoram as condições de trabalho nos diferentes setores do parque, reforçando a importância de práticas seguras no ambiente laboral.

Os técnicos do NVST também percorreram os espaços destinados a estandes, áreas de shows e setores de serviços, observando as condições de trabalho e dialogando diretamente com os trabalhadores. Foram reforçados cuidados como o uso correto de capacetes, luvas e calçados de segurança, além da necessidade de manter organização nos ambientes de circulação e na operação de máquinas.
“Nosso papel é orientar e acompanhar as equipes para que o trabalho seja feito da forma mais segura possível. A Expofeira é um evento de grande porte e requer atenção redobrada para evitar riscos”, destacou Patrícia Silva, gerente do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
A 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida". Esta edição, a maior da história, conta com uma área de 321 mil m², um aumento de 46% em relação ao ano anterior. O evento é realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império.
A maior vitrine de negócios sustentáveis da Amazônia deve movimentar entre R$ 594 milhões e R$ 625 milhões em negócios, impulsionando setores do agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular. Com cerca de 482 empresas expositoras, a expectativa é gerar entre 12 mil e 14 mil empregos, ultrapassando a marca de 100 mil postos de trabalho formais no estado. O evento também sedia a 1ª ExpoAmazônia - "Abrindo as Fronteiras do Futuro", em preparação do Amapá para a COP30.
A programação é diversa e gratuita, com mais de 500 atrações culturais, um Espaço Gastronômico com mais de 130 opções, um Parque de Diversões de 15 mil m², e eventos esportivos como rodeio e motocross. Para garantir a segurança, o evento tem um aumento de 33% no efetivo e oferece infraestrutura completa, incluindo acessibilidade, estacionamento e posto médico.
A Expofeira também destaca o potencial do Amapá como líder em desenvolvimento sustentável, abordando temas como a condição de área livre de febre aftosa sem vacinação, o potencial da Margem Equatorial e a economia verde.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!