Governo do Amapá promove curso prático de cirurgias de acesso para dentistas da atenção básica
Capacitação reúne profissionais de 10 municípios e busca ampliar a resolutividade no tratamento de urgências endodônticas no Sistema Único de Saúde.

O Governo do Amapá realizou na quinta-feira, 21, no laboratório de odontologia da Faculdade Anhanguera, um curso prático de cirurgias de acesso em endodontia, voltado a cirurgiões-dentistas da atenção básica. A formação contou com a participação de 30 profissionais de municípios como Pracuúba, Macapá, Oiapoque, Mazagão, Laranjal do Jari, Serra do Navio, Vitória do Jari, Tartarugalzinho, Santana e Pedra Branca do Amapari.
A capacitação integra as ações de Educação Permanente em Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e busca preparar os dentistas para lidar com urgências endodônticas, situações em que o paciente apresenta dor intensa causada por inflamações na polpa dentária, que normalmente evoluem para indicação de tratamento de canal.

Durante o treinamento, os profissionais aprenderam as técnicas de cirurgia de acesso aos canais radiculares, que consistem em etapas de abertura da cavidade do dente até a localização dos canais, com irrigação e preparo inicial.

O objetivo é garantir que o paciente tenha alívio imediato da dor e mantenha o dente até o encaminhamento para o tratamento definitivo.
“Estamos capacitando os dentistas da atenção básica para que eles consigam resolver essas urgências diretamente nas unidades de saúde, evitando a dor contínua do paciente até que ele consiga ser atendido em um Centro de Especialidades Odontológicas. É uma prerrogativa da atenção básica atuar nessas situações, e nosso papel é oferecer o suporte necessário”, explicou Lorena Coutinho, gerente da Coordenação Estadual de Saúde Bucal.

Para profissionais dos municípios mais distantes da capital, Macapá, a iniciativa representa um avanço na resolutividade da atenção primária, pois forma profissionais qualificados para atender todo tipo de emergência em saúde bucal.
“Antes, quando o paciente chegava com dor no dente, nossa opção era encaminhar para Macapá ou realizar a extração. Agora teremos condições de manter o dente e oferecer mais qualidade de vida, resolvendo o problema lá mesmo, no nosso município”, destacou Wellen Rodrigues, cirurgiã-dentista e coordenadora de saúde bucal de Vitória do Jari.

O impacto da capacitação também foi destacado por quem atua em regiões de fronteira, onde a saúde bucal é uma demanda crescente e, que por falta de informação, muitas vezes é deixada de lado pelos moradores.

“Esse treinamento é fundamental para nós que trabalhamos em locais mais afastados. A população procura geralmente a extração por falta de informação, mas com essa prática vamos poder oferecer uma alternativa melhor e mais conservadora”, ressaltou o cirurgião-dentista José Luís, que atua na unidade básica do bairro Nova Esperança, em Oiapoque.
De acordo com a Coordenação de Saúde Bucal do Estado, este é um desdobramento de cursos teóricos iniciados em 2024, agora com foco na prática laboratorial.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!