Governo do Estado apresenta sistema de cultivo inovador na 54ª Expofeira do Amapá
Hidroponia é um método criativo para melhorar a produtividade e qualidade da produção agrícola.
Colaboração de Keila Góes

Durante a 54ª Expofeira do Amapá, que inicia neste sábado, 30, visitantes e agricultores terão a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento de um método inovador e receber orientações para aplicá-lo nas propriedades rurais.
A hidroponia é uma técnica que dispensa o uso do solo e utiliza água enriquecida com nutrientes para o cultivo. O método pode ser implementado de forma simples, utilizando materiais como telhas de brasilite, garrafas PET, canos de PVC e outros recursos acessíveis.
Produtividade no campo

O engenheiro-agrônomo Rafael Rosário explica que o objetivo do projeto é levar tecnologia acessível aos trabalhadores rurais.
“Nosso objetivo é mostrar um recorte do nosso trabalho em todo o estado do Amapá. A hidroponia é uma tecnologia que busca viabilizar e melhorar a qualidade de vida de quem atua no campo, aumentando a produtividade e reduzindo custos”, destacou.
Sustentabilidade e meio ambiente
Além da inovação no cultivo, o sistema também contribui para a sustentabilidade ambiental. Para a sustentação das hortaliças, o Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) utiliza resíduos do caroço de açaí, que normalmente representam um desafio ambiental devido à destinação final inadequada no Amapá.
“Temos um problema ambiental com os caroços de açaí. Com essa inovação, conseguimos dar uma destinação útil ao resíduo, agregando valor e sustentabilidade ao processo produtivo”, explicou Rafael.

Produção sem agrotóxicos
Outra iniciativa apresentada pelo Rurap é a produção de hortaliças sem o uso de agrotóxicos, baseada em compostagem orgânica e manejo sustentável, reforçando o compromisso da instituição com a saúde alimentar e o meio ambiente.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá inicia neste sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!