Governo do Estado abre a 54ª Expofeira do Amapá com destaque para a geração de empregos e fortalecimento do empreendedorismo
Secretário de Trabalho e Empreendedorismo, Marcelino Flexa, destaca investimentos, parcerias e a valorização dos 300 empreendedores populares que impulsionam a economia e a cultura local.
Colaboração de Gabriela de Matoz

O coração da economia e da cultura do Amapá começa a pulsar ainda mais forte a partir da abertura oficial da 54ª Expofeira, no saábado, 30. O evento, que já faz parte da história e da memória afetiva do povo amapaense, reúne milhares de visitantes em busca de negócios, cultura, lazer e oportunidades de crescimento no Parque de Exposições da Fazendinha.
Para o Governo do Estado, a feira é mais do que um grande encontro comercial: é a chance de transformar vidas por meio da geração de empregos, renda e fortalecimento do empreendedorismo. Este ano, 300 empreendedores populares ganharam espaço de destaque, levando seus produtos e serviços para um público diversificado. Durante entrevista para a Rádio Feira, da Difusora e Secom, o secretário de Trabalho e Empreendedorismo, Marcelino Flexa, destacou a importância dessa união entre tradição e desenvolvimento.
“A maior feira do Amapá é feita por todo o Amapá e para todos. Este ano houve uma descentralização, trazendo empreendedores de outros municípios. É indo para as cidades, ouvindo as pessoas e entendendo a realidade de cada empreendedor que garantimos essa participação mais ampla. Isso valoriza nossa cultura e fomenta nossa economia de forma extraordinária”, ressaltou Marcelino.


A Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (Sete), em parceria com o Sebrae Amapá, tem apostado em capacitação e orientação para preparar os empreendedores. Segundo Flexa, essa iniciativa garante que os negócios não apenas se fortaleçam durante a feira, mas que deixem um legado de crescimento sustentável.
Além do impacto econômico, a Expofeira é também um espaço de encontros e celebrações. Famílias inteiras aproveitam para conhecer os estandes, degustar comidas típicas, prestigiar artistas locais e apoiar quem investe no próprio negócio. “A Expofeira é um retrato do nosso povo: diverso, criativo e trabalhador”, completou o secretário.
Co expectativa de superar os resultados da edição anterior, a 54ª Expofeira do Amapá promete movimentar a economia, valorizar a cultura regional e abrir portas para quem sonha em crescer no mundo dos negócios.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou neste sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!