'Desde que começaram os preparativos, estou aqui todo dia', diz empreendedor que participou de mais de 30 edições da Expofeira, em Macapá
Valdinildo Figueiredo Gomes, de 46 anos, atua diariamente na venda de lanches no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
Colaboração de Isabel Ubaiara

Valdinildo Figueiredo Gomes, de 46 anos, é mais do que um vendedor ambulante, é parte viva da história da Expofeira do Amapá, organizada pelo Governo do Estado. Morador do bairro Vale Verde, nos arredores do distrito da Fazendinha, ele é figura conhecida entre os frequentadores e trabalhadores do evento. Natural de Chaves, na Ilha do Marajó (PA), construiu a trajetória profissional no comércio informal.
Há mais de 30 anos, ele marca presença no Parque de Exposições da Fazendinha, com a comercialização de lanches ao público. Participou de todas as edições desde a retomada em 2023, e vê na maior edição da história uma chance imperdível de ampliar as vendas e garantir o sustento, já que vive exclusivamente do trabalho e não tem família por perto.
“Desde que começaram os preparativos, eu tô aqui todo dia, trabalhando em dois turnos, das 7h às 11h da manhã e depois das 14h às 17h. Graças a Deus meus produtos têm feito sucesso. O chopp gelado sai bastante, os de maracujá e abacate são os campeões de venda”, conta Valdinildo, com o sorriso de quem sabe que cada produto vendido carrega uma história de resistência.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou neste sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!