Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA E PREVENÇÃO

Evite acidentes: uso de drones na 54ª Expofeira do Amapá tem regras reforçadas pela organização e órgãos de segurança

Medidas adotadas visam garantir a segurança do público e evitar acidentes.

Por Redação Secom
30/08/2025 22h19

Colaboração de Keila Góes

Utilização de drones é permitida, mas deve seguir normas de segurança estabelecidas pela organização da 54ª Expofeira

Durante a 54ª Expofeira do Amapá, realizada no Parque de Exposições da Fazendinha, a utilização de drones é permitida, mas deve seguir normas de segurança estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), pela organização do evento e pelas forças de segurança. Além disso, os operadores dos equipamentos deverão obedecer às orientações do regimento da feira.

Conforme as regras, apenas profissionais previamente autorizados poderão operar drones dentro do espaço do evento. O uso será limitado a áreas específicas e restrito a fins de cobertura oficial, jornalística e institucional. Ficou estabelecido que os drones devem respeitar os limites de altura e distância, evitando sobrevoar diretamente o público, os palcos e os estandes dos expositores.

Medidas buscam garantir a proteção e segurança do público

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Amapá e coordenador da 54ª Expofeira, Sandro Sanches, destacou a importância da segurança.

Sandro Sanches, tenente coronel do Corpo de Bombeiros do Amapá

"Nós não estamos proibindo totalmente o uso de drones, mas organizando para ser feito com responsabilidade. Só poderão operar aqueles que tiverem autorização prévia e respeitarem os critérios de segurança. A prioridade é proteger a integridade das pessoas que estão visitando a feira”, afirmou Sanches.

A fiscalização será realizada por equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da coordenação do evento. Com essa medida, a organização da 54ª Expofeira reforça a preocupação em garantir a segurança de expositores, artistas e visitantes, em um evento que reúne milhares de pessoas diariamente.

A altura de voo permitida será de, no mínimo, 30 metros e, no máximo, 120 metros. A principal preocupação é evitar acidentes durante o evento, como colisões de drones com cabos de energia.

A altura de voo permitida será de, no mínimo, 30 metros e, no máximo, 120 metros

Para os operadores que estiverem a trabalho, será exigida a apresentação dos seguintes documentos:

  • Certidão de cadastro do drone na Anac;
  • Cadastro do piloto no SARPAS;
  • Seguro RETA;
  • Avaliação de risco operacional.
  • Já os drones de uso recreativo terão autorização apenas para voos diurnos.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou neste sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!