Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Governo do Amapá fortalece ações de proteção à mulher na 54ª Expofeira com entrega de viatura e atendimento exclusivo de vítimas

Houve ainda a entrega de uma "Sala Lilás" e do "Banco Vermelho", que simbolizam a luta global contra o feminicídio.

Por Marcelle Corrêa
31/08/2025 18h25
Equipe Ciodes e a nova viatura que dará suporte no atendimento às vítimas de violência

Durante a 54ª Expofeira, o Governo do Amapá, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e da Rede de Atendimento à Mulher (RAM), inaugurou uma série de equipamentos voltados ao enfrentamento da violência contra a mulher.

Entre as novidades está a entrega da "Sala Lilás, espaço dedicado a orientar e amparar mulheres em situação de vulnerabilidade, e do "Banco Vermelho" do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), símbolo da conscientização mundial no combate a violência contra a mulher, o feminicídio e estímulo à coragem para denunciar.

Entrega de viatura integra as políticas públicas do Governo do Amapá na proteção de mulheres e meninas

O Ciodes apresentou ainda a instalação de um totem, que possibilita acesso direto ao Box Lilás. O novo sistema traz uma ferramenta inédita: ao apontar para o QR code disponível no espaço, a mulher será direcionada para um número exclusivo de WhatsApp vinculado ao 190. 

Diego Alves, coordenador do Ciodes mostra o QR Code disponível para atendimento especializado para as mulheres

“Esse recurso é especialmente importante para situações em que a vítima não pode falar ao telefone. Por meio dele, será possível manter contato direto com a central, enviar localização, fotos, vídeos ou digitar mensagens em situações em que não for possível falar em voz alta. Estamos também divulgando o Banco Vermelho, que simboliza o acolhimento e a luta contra a violência", explicou o capitão Diego Alves.

Além disso, o governo entregou uma nova viatura para o Box Lilás, que de acordo com o secretário de Segurança Pública, Daniel Marsili, amplia o suporte às operações de atendimento e garante resposta rápida a casos de violência doméstica e de gênero.

"O Box Lilás no Ciodes é um espaço criado especialmente para receber denúncias e prestar apoio às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. É um canal estratégico dentro do Ciodes, que permite que vítimas façam denúncias de forma segura. A entrega desta viatura reforça o conjunto de políticas públicas do Governo do Estado voltadas à proteção das mulheres no Amapá", pontuou o gestor.

Equipe do Ciodes ladeando o secretário de Segurança Pública, Daniel Marsili

Sala Lilás 

A Sala de Acolhimento chega para oferecer um espaço diferenciado dentro da 54ª Expofeira do Amapá. Além do atendimento especializado, o local também conta com área para descanso, ambiente de convivência, espaço destinado à amamentação e suporte de equipes da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e da Segurança Pública. A proposta é que as mulheres se sintam seguras e acolhidas para buscar orientação, conversar e receber apoio em diferentes situações.

Segundo a delegada Marina Guimarães, titular da Delegacia de Atendimento a Mulher (Deam), a inauguração consolida uma programação exitosa do "Agosto Lilás" que ocorreu em todo o estado através da campanha do executivo estadual, "Amapá Por Todas Elas" e da operação "Shamar", fechando as ações de prevenção e combate à violência contra a mulher.

"Este espaço oferece acolhimento com psicólogos, com assistente social e garante que as mulheres se sintam seguras e tranquilas ao buscar apoio. Além de servir como ponto de orientação e convivência, o local disponibiliza um ambiente reservado para amamentação, descanso e interação. Assim como já acontece com as Salas Lilás implantadas em delegacias e batalhões da PM, a estrutura mantém o foco no atendimento humanizado, trazendo agora um diferencial com serviços voltados para o cuidado materno e um acolhimento ainda mais especial, destacou a delegada.

Acolhimento é a palavra chave da Sala Lilas

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou neste sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!