Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDIÇÃO HISTÓRICA

Nasce mascote da 54ª Expofeira do Amapá: Governo do Estado lança campanha para escolher nome do novo simbolismo do evento

Mais do que um acontecimento curioso, o nascimento da bezerra representa o espírito de renovação e prosperidade que a 54º Expofeira do Amapá carrega.

Por Flávio Sousa
31/08/2025 21h14
Uma filhote saudável e cheia de vida veio ao mundo no coração da feira, trazendo ainda mais significado a essa edição histórica

A madrugada do domingo, 31, da 54ª Expofeira do Amapá começou com um momento especial e simbólico: nasceu a primeira bezerra, da raça Nelore, que já foi escolhida como mascote do evento. Uma filhote saudável e cheia de vida veio ao mundo no coração do Parque de Exposições da Fazendinha, trazendo ainda mais significado a essa edição histórica da maior vitrine de negócios da Amazônia.

Mais do que um acontecimento curioso, o nascimento representa o espírito de renovação e prosperidade que a 54º Expofeira do Amapá carrega. Para celebrar esse momento, o Governo do Estado lançou uma campanha especial para escolher o nome da mascote. A ideia é que o nome reflita a importância desta edição e o sentimento de orgulho e esperança que a população tem vivido com os investimentos e entregas da atual gestão.

Beatriz Barros, secretária do Desenvolvimento Rural

"A 54ª Expofeira chegou trazendo negócios, cultura, oportunidades e agora, também vida. Queremos que a população participe desse momento, escolhendo um nome bonito e simbólico, à altura dessa celebração", destacou Beatriz Barros, secretária do Desenvolvimento Rural.

A equipe médica estava presente durante todo o momento, com plantões extensos durante a noite, para preservar a saúde e o bem-estar da mãe com o filhote.

Carlos Napoleão, médico veterinário da Secretaria do Desenvolvimento Rural.

“O parto durou em média quase 5 horas, foi normal, mas longo. Estamos cuidando dos animais, verificando regularmente seu bem-estar para assim o filhote e a mãe terem uma vida longa”, destacou Carlos Napoleão, médico veterinário da Secretária do Desenvolvimento Rural. 

A campanha será realizada pelas redes sociais do Governo do Estado, onde a população poderá sugerir nomes e participar da votação final. O nome escolhido será anunciado nos próximos dias durante a programação oficial da feira. Para quem tiver interesse em ver de perto a mascote, ela está no pavilhão dos animais, no curral todo coberto número 28.

async="" src="//www.instagram.com/embed.js">

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou neste sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!